Com apenas 23 meses de funcionamento, a loja de moda online Dafiti, considerada a “Zappos latinoamericana” acaba de levantar mais 65 milhões de dólares (135 milhões de reais, aproximadamente) em sua quarta rodada com investidores. O aporte foi feito por um grupo de empresas dos Estados Unidos, liderado pela Quadrant Capital Advisors, companhia de investimentos com sede em Nova Iorque que, sozinha, aportou 32 milhões de dólares.
O restante do dinheiro foi aplicado por várias empresas, entre elas o fundo AB Kinnevik, de Estocolmo, com longo histórico de investimento em mercados emergentes; Summit Partners, com sede em Boston e outros investidores atuando por meio de uma holding alemã. Com esse aporte, a Dafiti já soma 180 milhões de dólares (365 milhões de reais) angariados em menos de dois anos junto a investidores.
A Dafiti não divulga dados de faturamento ou volume de vendas. Mas, segundo artigo publicado na revista Exame, teria fechado 2011, seu primeiro ano de atividade, com faturamento de 400 milhões de reais, o que a colocaria como líder no mercado online de moda. No primeiro semestre de 2012, o faturamento total no Brasil em e-commerce cresceu 21%, atingindo 10,2 bilhões de reais. A expectativa da Câmara-e.net é de que o setor finalize o ano com crescimento de 22%.
Segundo informações divulgadas em press-release, a Dafiti explica que o aporte de investidores internacionais, estruturado como ‘cash for equity’ (dinheiro em troca de participação acionária), será usado principalmente para reforçar as operações logísticas e expandir o portfólio de marcas e produtos em todos os cinco países da América Latina em que a empresa atua: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.
“Liderada por Brasil e Colômbia, a América Latina é uma das regiões de mais rápido crescimento no mundo. O varejo brasileiro sozinho estima valer 230 bilhões de dólares, impulsionado principalmente pela demanda doméstica. Até o final de 2012, o país espera ter 43 milhões de consumidores online.” afirma Philipp Povel, sócio-fundador da Dafiti.
A Dafiti é uma empresa especializada no comércio online de roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e para casa. Lançada em janeiro de 2011 por Malte Horeyseck, Malte Huffmann, Thibaud Lecuyer e Philipp Povel com aporte inicial de US$ 50 milhões da Rocket Internet, a Dafiti oferece no Brasil mais de 80 mil produtos e 700 marcas nacionais e internacionais. Em dois anos a empresa saltou de dez para mais de 1200 colaboradores. A segunda rodada de investimentos da Dafiti foi liderada por AB Kinnevik, que também integra a atual; e a terceira rodada liderada pelo JP Morgan, que investiu R$ 90 milhões na Dafiti em agosto deste ano.