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Cyber Monday registra recorde de vendas no mobile

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A IBM divulgou hoje (2), o resultado das vendas online e no mobile durante o Cyber Monday 2014 e registrou um recorde para as vendas durante o período, com base em dados de transações do consumidor analisados em tempo real feito pela ferramenta IBM Digital Analytics Benchmark. Os dados dão aos varejistas e profissionais de marketing mais de 370 indicadores de desempenho para comparar benchamark de si próprios e similares da indústria para gerar mais engajamentos de público-alvo.

De volta ao trabalho, os consumidores procuraram pelas melhores ofertas no Cyber Monday – que se consolidou como as compras online mais movimentadas da temporada de férias. Estima-se que as vendas online tenham crescido 8,5% comparadas a 2013, e as vendas por mobile saltaram 27,6% em relação ao ano passado. Nova York também continua liderando as vendas virtuais tanto no Black Friday como no Cyber Monday.

A IBM registrou um grande crescimento durante o feriado de Thanksgiving e na Black Friday, culminando com o recorde dos “cinco-dias” chamado nos Estados Unidos de “Cyber Week”. Do Thanksgiving ao Cyber Monday, as vendas online cresceram mundialmente 12.6%, e as vendas mobile subiram 27.2% em comparação ao mesmo período de 2013. O dispositivo iOS continua liderando as vendas via mobile com mais do dobro de tráfego, e quase quatro vezes o número de vendas que os dispositivos Android durante a Cyber Week.

“Pela primeira vez os dispositivos mobile alcançaram mais que a metade do tráfego online do Thanksgiving, uma tendência que continou na Cyber Week”, disse o diretor da IBM Smarter Commerce, Jay Henderson. “Assim como a época das vendas de férias se torna menos concentrada em um único dia, varejistas e profissionais de marketing levam vantagens em facilitar a busca pelas melhores ofertas para consumidores “on the go”, quando ou onde quer que eles escolham comprar”.

A IBM Digital Analytics Benchmark divulgou algumas tendências comparando o Cyber Monday 2014 ao Cyber Monday 2013:

Vendas online bateram novo recorde: a segunda-feira depois do Thanksgiving registrou o dia mais movimentado nas vendas online em um período de cinco dias. As vendas do Cyber Monday cresceram 8.5% em relação a 2013. O tíquete-médio foi de $124,21, um valor 3.5% menor que no ano passado.

Cyber Monday se tornou o Mobile Monday: o tráfego do mobile durante o Cyber Monday foi responsável por 41.2% de todo o tráfego online, um salto de 30.1% em relação a 2013. As vendas mobile também foram intensas, e registraram um aumento de 27.6% referente ao ano passado.

Nova York ficou no topo da lista das vendas da Cyber Monday: Seguido por Washington, D.C.; Atlanta, GA; Los Angeles, CA; e Chicago, IL. Em média os consumidores de Nova York gastaram $112,44 por pedido na Cyber Monday.

Busca por smartphones, compras pelo tablet: a nova companhia de muitos consumidores para as compras digitais, os smartphones, registraram 28.5% de todo o tráfego mobile durante o Cyber Monday, mais que o dobro dos tablets, que contabilizaram 12.5% de todo o tráfego. Mas quando se fala em vendas mobile, os tablets continuam vencendo a guerra das vendas – com 12.9% das vendas comparadas a 9.1% de vendas realizadas por smartphones, uma diferença de 41.5%. Os usuários de tablet também consumiram uma média de $121,40 dólares por pedido comparado a $99,61 dos usuários de smartphone, uma diferença de 22%

iOS versus Android: o iOS mais uma vez foi liderou as compras mobile nessa temporada, ultrapassando o Android em três métricas do Cyber Monday

Tíquete-médio: os usuários do iOS consumiram $ 114,79 por pedido comparado a $96,84 dos usuários Android, uma diferença de 18.5%
Tráfego online: o tráfego iOS contabilizou 28.7% do total do tráfego online, mais que o dobro do Android, que registrou 12.2% de todo o tráfego online
Vendas online: as vendas no iOS registraram 17.4% do total de vendas online, mais que o quádruplo que o Android, que registrou 4.4% das vendas online

Uso do email por varejistas para acompanhar as vendas: mensagens transacionais ou emails que são automaticamente entregues por uma ação do consumidor como um recibo de compra ou de carrinho abandonado, cresceram 48% em relação a 2013. A média de emails enviados por varejistas aos consumidores no Cyber Monday foi de dois, mantendo a mesma média de 2013. As taxas de abertura e clique no Cyber Monday foram de 12.8% e 2.2% respectivamente. Mais de 46% dos emails no Cyber Monday foram abertos em dispositivos mobile ou tablets, e 52% em desktops.

O desktop não está morto: no retorno para casa durante o Cyber Monday, o desktop foi responsável por 58.6% de todo o tráfego online e 78% de todas as vendas online. Consumidores também gastaram mais enquanto compravam em seus computadores desktop com um tíquete-médio de $128,24 comparados a $110,72 de consumidores mobile, uma diferença de 15.8%.

Influência das redes sociais: Facebook versus Pinterest: os profissionais de marketing continuam apostando nos canais sociais para impulsionar a fidelidade à marca e as vendas. A IBM analisou as tendências de duas redes sociais: Facebook e Pinterest. O Pinterest registrou uma média de $97,78 dólares por pedido em comparação com $123,44 dólares registrados pelo Facebook, uma diferença de 26,2%.

O IBM Digital Analytics Benchmark também registrou em tempo real algumas tendências nas quatro principais categorias dos varejistas durante a temporada:  

Lojas de departamento: as vendas online da Cyber Monday cresceram 17.9% em comparação a 2013, já as vendas mobile cresceram 21.3%. O tíquete-médio foi de $146,07, uma queda de 9.7% em relação ao ano passado.

Beleza e saúde: as vendas online desta categoria na Cyber Monday cresceram 3.8% em comparação a 2013, e as vendas mobile 27.5%. O tíquete-médio foi de  $57,94, uma queda de 3.8% em relação ao ano passado.

Artigos para casa: as vendas online desta categoria na Cyber Monday cresceram 27.5% em comparação a 2013, e as vendas mobile 13.2%. O tíquete-médio foi de $247,56, um aumento de 10.9% em relação ao ano passado.

Vestuário/moda: as vendas online desta categoria na Cyber Monday cresceram 3.4 % em comparação a 2013, e as vendas mobile 28.9%. O tíquete-médio foi de $100,67, uma queda de 2.1% em relação ao ano passado.

Texto traduzido com autorização do autor. Publicado orginalmente em: IBM