Logo E-Commerce Brasil

Cuponation: varejo online espera faturamento até 30% maior neste Black Friday

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Segundo a E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, o Black Friday 2014 movimentou R$ 1,16 bilhão, sendo a principal data no ano para o varejo online. Apesar da crise muitos deles apostam em um faturamento ainda maior este ano, é o que aponta pesquisa realizada pelo Cuponation, plataforma de cupons de desconto e ofertas online que mais cresce no mundo, com os principais varejistas online brasileiros.

Segundo a empresa, aproximadamente 30% dos entrevistados acreditam que o faturamento do seu e-commerce deve crescer entre 11% e 30% em relação ao evento realizado no ano passado. No entanto a opinião está dividida, pois pouco mais de 20% dos players afirmam que esperam um faturamento até 10% maior e outros 20% acreditam que os números serão próximos do Black Friday 2014.

“Mesmo em meio a um cenário de recessão da economia, a expectativa do mercado online é bastante positiva, com cerca de 70% das lojas online pesquisadas respondendo esperar um aumento no faturamento do Black Friday em 2015”, comenta Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e CEO do Cuponation.

Se mantida a projeção da maioria dos varejistas, o Black Friday 2015 deve movimentar entre R$ 1,29 bilhão, se o crescimento for de 11% em relação ao evento do ano anterior, e R$ 1,5 bilhão, se o crescimento atingir o patamar de 30%.

Ainda segundo a pesquisa realizada pelo Cuponation quase 40% das lojas online esperam um tráfego no dia do Black Friday de até 10 vezes mais que em dias convencionais. Com tantos acessos os e-commerces têm investido em tecnologias que possam suportar a quantidade de usuários, evitando assim que a página fique indisponível para o consumidor.

O levantamento realizado pelo site de cupons de desconto ouviu 20 dos 30 e-commerces líderes de mercado no país. Os varejistas pertencem aos mais diversos segmentos, como eletrônicos, eletrodomésticos, viagem e moda, entre outros.
Confira abaixo o resultado da pesquisa realizada pelo Cuponation:

 

Apesar da crise econômica vivenciada no Brasil, você acredita que o seu e-commerce aumentará o faturamento na Black Friday 2015 em relação ao ano passado?

Questão

Respostas

Sim, será entre 11% e 30% MAIOR em relação à Black Friday 2014

28,57%

Sim, será até 10% MAIOR em relação à Black Friday 2014

21,43%

Sim, será acima de 31% MAIOR em relação à Black Friday 2014

21,43%

Não! Acreditamos que o faturamento será PRÓXIMO à Black Friday 2014

21,43%

Não! Acreditamos que o faturamento será MENOR que na Black Friday 2014

7,14%

TOTAL

100%

                                                                                      Fonte: CUPONATION / Novembro 2015

Qual é a expectativa de tráfego da empresa durante a Black Friday 2015?

Questão

Respostas

Até 10 vezes mais que em dias convencionais

38,46%

Até 50 vezes mais que em dias convencionais

23,08%

Até 5 vezes mais que em dias convencionais

23,08%

Mais de 50 vezes que em dias convencionais

7,69%

O mesmo que em dias convencionais

7,69%

TOTAL

100%

                                                                                     Fonte: CUPONATION / Novembro 2015