A Convenção de Lojistas de Moda & Acessórios, evento exclusivo e gratuito realizado em São Paulo para varejistas do setor, recebeu Fernando Jaques, head de Cross-Channel Marketing da Serasa Experian, para revelar insights e tendências sobre o segmento de moda e uma visão sobre gestão estratégica de dados para melhor execução de campanhas Cross-Channel.
Em sua apresentação, Fernando mostrou dados de uma pesquisa recente realizada pela Serasa Experian que revelou a participação em visitas, separando por share entre categorias em setembro 2015, por contribuição em sub-categorias em Compras e Classificados:
1. Classificados (basicamente MercadoLivre e OLX)
2. Lojas de departamento
3. Leilões
4. Moda e Acessórios
Participação por Canal (categoria de origem visitadas antes de compra e classificados – Modas e Acessórios):
1. Ferramenta de busca
2. Redes Sociais e fóruns
3. Sites de e-mails
4. Moda e acessórios (compras e classificados)
Fontes de tráfego para o segmento (visitantes novos x recorrentes por canal):
1. Ferramentas de busca
2. Redes sociais e Fóruns
3. Sites de e-mail
Quanto estamos investindo em canais?
Como percorrer os canais?
E por que, afinal, há dados imprecisos?
Fernando explica que tudo está ligado a questão de análise de dados. “Todo mundo está se adaptando e quem não se adaptar vai perder mercado. As tecnologias estão indo para o lado de dados, pois estamos sempre conectados. Esse novo mundo traz volumes enormes de dados sendo gerados na velocidade da luz”, completa o head de Cross-Channel Marketing da Serasa Experian.
Para finalizar, alguns dados que mostram os desafios enfrentados e onde os executivos planejam investir:
– 83% dos CMOs entrevistados na pesquisa estão enfrentando desafios ao executarem estratégias Cross-Channel.
– 91% das empresas sofrem de erros comuns nos dados.
– 26% dos dados de uma empresa podem ser considerados imprecisos.
– 2% dos dados tornam-se desatualizados a cada mês.
– 84% planejam investir em Data Quality nos próximos meses.
Por Eduardo Mustafa