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Consumidores mobile preferem alternativas na hora de pagar

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

De acordo com uma pesquisa da comScore, realizada em novembro, quanto menor a tela, mais os consumidores tendem a usar meios alternativos de pagamento

Segundo uma pesquisa divulgada em novembro pela comScore que entrevistou cerca de 2 milhões de usuários de internet, a América Latina é um dos continentes que crescem com mais rapidez em termos de consumo em e-commerce, e a expansão do mercado de viagens é impulsionado pelo aumento da audiência e grande engajamento. Veja o gráfico comparativo entre o varejo B2C e o e-commerce de viagens em distribuição de dólares no período entre o primeiro trimestre de 2012 e o terceiro trimestre de 2014:

crescimento do varejo de viagens comscore

Segundo a pesquisa, o crescimento em viagens não se dá apenas por conta da grande audiência, mas também pelo forte engajamento de seus consumidores. Em setembro de 2014, houve um crescimento de 43% em relação aos dois últimos anos no mercado de viagens, e o total de minutos gastos online com informação, hotéis, resorts, aluguel de carros e companhias aéreas também cresceu consideravelmente:

crescimento viagens ecommerce 2

Nos Estados Unidos, smartphones registraram a maior audiência nos sites de viagem comparados ao desktop (PC) com usuários de tablet crescendo rapidamente. O mobile é responsável por 32% do tempo gasto em conteúdos de viagem, e 8-12% em gastos com viagem no digital. 70% dos consumidores que usam smartphones acessam conteúdo mobile sobre voos. 51% estão olhando informações sobre horários de voos.

viagens comscore 3

 

Ainda segundo a pesquisa, entre os maiores obstáculos aos gastos com viagem em smartphones incluem a preferência do consumidor por outros dispositivos, especialmente por telas maiores e formas mais fáceis de comparar preço. Compradores que usam smartphone também procuram por processos de checkout mais simples. Na América Latina transações de e-commerce são realizadas principalmente por cartões de crédito e débito, e os meios alternativos de pagamento registram 5% das transações em dólares.

transações pagamento LATAM

 

Consumidores estão mais propensos a usar meios alternativos de pagamento e os cartões de crédito e débito secundários quando as transações acontecem no mobile.

pagamentos alternativa comscore

Usuários de tablet estão usando navegadores para acessar conteúdos sobre viagem, enquanto a maior parte dos usuários de smartphone estão acessando esse tipo de conteúdo via aplicativos – potencialmente por conta da falta da oferta de aplicativos para tablets. Quase 15% do total do engajamento online na América Latina vem de dispositivos que não são desktop. Com o grande crescimento do engajamento mobile e a natureza complicada dos checkouts na etapa do pagamento as organizações de viagem precisam se preparar para necessidades diversas nos canais oferecidos.

Veja pesquisa completa aqui

Com informações de comScore.