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Consumidores latinos estão menos fiéis às marcas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

De acordo com a pesquisa “Management Tools & Trends 2015”, elaborado pela consultoria Bain & Company, os consumidores da América Latina estão menos fiéis às marcas. A partir de entrevistas com 1067 executivos do mundo todo, inclusive de Brasil e México, 68% deles acreditam que seus clientes não se atêm mais a uma marca determinada na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.

No Brasil, em especial, o dado apurado pelo estudo ajuda a constituir um cenário desafiador para as marcas. Por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas.

“Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”, afirma.

Fonte: Propmark