Uma nova pesquisa sobre o comportamento mobile mostra alguns desafios crescentes que os empreendedores de aplicativo enfrentam por conta da necessidade do usuário fazer download em seus smartphones. Hoje os consumidores gastam mais de 85% de seu tempo nos smartphones usando aplicativos nativos, mas na maioria do tempo – 84% – o tempo é gasto usando apenas cinco aplicativos não nativos que são instalados a partir do App Store.
Esses cinco aplicativos variam de pessoa para pessoa. Para alguns, os top cinco incluem redes sociais e games, enquanto outros gastam mais tempo em mensagens instantâneas. Esses dados fazem parte do estudo da Nielsen. Já na pesquisa da Forrester, entrevistou 2 mil usuários de smartphones e constatou onde os consumidores estão investindo mais tempo e o que determina melhor o engajamentos deles com os apps.
De acordo com os resultados da pesquisa, apps de comunicação e social são os mais usados – com uma combinação de 21% de todos os minutos gastos no smartphone. Mensagens de texto e chamadas de voz não foram considerados, mas poderiam fazer parte desse total.
Essa tendência também significa que uma parcela pequena das empresas estão dominando o uso de aplicativos atualmente. O Facebook, por exemplo, é responsável por 13% dos minutos gastos nos EUA em apps, seguido de perto pelo Google, com 12%. Outro grande nome das empresas de tecnologia que também alcançam uso intenso é a Amazon (3%), Apple (3%), Yahoo (2%), Microsoft (1%) e eBay (1%).
Como categoria, as redes sociais representam 14% de todo o uso nos smartphones – ou mais de 25 minutos por dia. O Facebook ainda é o líder, com 1,25 bilhões de usuários ativos mensalmente no mobile.
Enquanto nos Estados Unidos os usuários gastam 4,8% de seus minutos nos smartphones em aplicativos de mensagens instantâneas como WhastApp, globalmente esse cenário é ainda maior. Aplicativos como WeChat, KakaoTalk, Line e outros estão vendo usuários gastar de 50 a 100 minutos neles por semana. Nos EUA, no entanto, os aplicativos nativos de mensagem mobile têm maior uso que os aplicativos “IM’ing”, responsáveis por 8% de minutos gastos em smartphones.
A mídia é outra categoria popular de aplicativos como tempo, notícias e esportes, que são responsáveis por 3% de todos os minutos de uso. As notícias lideram com uma média de 11 minutos, 51 segundos por dia. O interesse dos usuários mobile e o uso intenso de aplicativos de notícia são o motivo pelo qual a Apple decidiu entrar no mercado lançando o aplicativo de “notícias” que deve ser instalado por padrão com o iOS9.
Fonte: Tech Crunch