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Consumidores forçam varejistas globais a terem presença móvel

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A maioria dos varejistas globais acredita que os consumidores estão rapidamente adotando a utilização de dispositivos móveis a ponto de os obrigarem a ter uma forte presença neste canal. Segundo pesquisa de setembro de 2011 da RSR Research intitulada “Keeping Up With Mobile Consumer” 78% dos entrevistados acreditam nesta proposição, sendo 35% destes fortemente.

Além disso, 13% dos entrevistados são neutros ao fato da evolução dos consumidores forçar uma presença móvel, enquanto apenas 9% afirmam não acreditar nisto. Os varejistas também acreditam que os melhores usos dos dispositivos móveis ainda não foram desenvolvidos, com 24% dos entrevistados concordando fortemente com isso e apenas 10% discordando.

Apenas 46% dos entrevistados têm objetivos completamente diferentes ao buscar alcançar os compradores móveis e os de e-commerce – 9% completamente diferentes, enquanto 35% se afirmaram neutros e 19% discordam.

Os varejistas também elencaram como as principais oportunidades trazidas pelas estratégias móveis para seu negócio, listadas a seguir: profundo engajamento dos consumidores que levam a fidelidade com a marca (98% afirmaram ser valoroso, enquanto 73% muito valoroso), a inovação trazida pelas ofertas móveis e profundo engajamento que leva a aumento nas vendas (ambos com 88% afirmando ser importante e 61% muito importante), seguidos da possibilidade de obter informações relevantes sobre o comportamento de compras dos clientes (93% consideram importante, mas apenas 59% afirmaram ser muito importante.

Ao examinar o que pensam os varejistas quanto às capacidades que os canais móveis oferecem, o estudo encontrou que 94% afirmam que a facilidade de encontrar mercadorias como importante, com 83% dizendo ser muito importante. Outras facilidades que foram bastante lembradas são os localizadores de lojas (90% afirmando ser importante e 76% muito importante), recebimento de cupons e ofertas (94% acham importante e 63% muito importante) e acesso a opiniões sobre produtos (90% consideram importantes e 61% muito importante).

Por outro lado, as funções com menor taxa de importância verificada foi o envio de cartões de presentes (22%), seguido por verificação de anúncios semanais (18%) e verificação do status de fidelidade com a marca através de uso do código de barras e registro e resgate de cartões de presente (ambos com 16%).

Curiosamente, o uso atual de muitas ferramentas com classificação alta ainda é muito baixo. Por exemplo, apenas 48% usam localização de estoques móvel, enquanto 35% usam a busca móvel por mercadorias. Com baixa classificação também ficaram recebimento de cupons e ofertas (32%), acesso a comentários sobre produtos (26%), verificação do status de ordens de compras (25%) e resgate de cupons/ofertas (29%).

Aproximadamente um entre três consumidores norte-americanos realizaram uma das diversas atividades móveis relatadas na pesquisa nos últimos três meses, de acordo com estudo do e-tailing group e PowerReviews. Dados do estudo “The 2011 Social Shopping Study” indicam que 33% dos consumidores online têm verificado promoções e armazenado informações como horário, localização e mapas via dispositivos móveis nos últimos três meses.