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Consumidores encontram dificuldades para comprar em sites de e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Apenas 58% dos consumidores que acessaram sites de comércio eletrônico durante o quarto trimestre de 2011 conseguiram concluir o seu objetivo, segundo uma pesquisa realizada em diversos países pela iPerceptions.

O estudo também mostra que 22% dos entrevistados tinham a intenção de comprar em sua visita, proporção superior aos 16% que afirmaram o mesmo no quarto trimestre de 2010. Como aumentou o número de visitantes dispostos a comprar em sites de varejo, as empresas devem analisar e entender às necessidades dos consumidores para aumentar as vendas online, diz o relatório.

“Embora um índice considerável de abandono seja esperado quando próximo da parte inferior do funil de compra, o fato de que quase metade dos compradores não conseguiram completar o seu propósito da visita é um pouco alarmante”, diz Claude Guay, presidente e CEO da iPerceptions. Para uma empresa que já fatura US$ 10 milhões em vendas on-line, ver apenas 58% de seus visitantes concluindo seu objetivo significa que ela esteja perdendo um adicional de US$ 7,3 milhões em receita”, completa.

Não encontrar o produto de seu interesse (34%), mercadoria indisponível em estoque (32%), preços confusos (18) e informações insuficientes sobre os produtos foram os principais motivos do abandono entre os consumidores com intenção de compra.

O relatório é baseado no feedback de 129.563 visitantes de 97 sites de comércio eletrônico localizados em diversos mercados globais.