A variação dos dispositivos de acesso à Internet proporciona ao consumidor autonomia para adquirir produtos e serviços de qualquer lugar e a qualquer momento. Esse cenário contribui para o aumento do número de consumidores “multi tela”, aqueles que fragmentam o processo de compra durante o dia, entre diferentes dispositivos.
No Brasil, por exemplo, segundo estudos da Return Path, o maior número de acessos a emails se dá por meio do webmail, de acordo com 49% dos entrevistados, enquanto 33% consultam mensagens por dispositivos móveis e 19% visualizam-nas por desktop.
Já em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido, os dispositivos móveis, para uso de email, já são a preferência.
Preferências no acesso a emails:
País | mobile | desktop | Webmail |
Alemanha | 35% | 26% | 39% |
Austrália | 47% | 35% | 18% |
Brasil | 33% | 19% | 49% |
Canadá | 40% | 35% | 25% |
Estados Unidos | 48% | 25% | 27% |
França | 36% | 34% | 29% |
Reino Unido | 62% | 21% | 17% |
Dessa forma, a Return Path apresenta cinco pontos de atenção aos profissionais de email marketing que buscam um melhor desempenho nas campanhas:
Muitos e-mails ainda são abertos em webmails e desktops – esse cenário indica a necessidade das marcas continuarem criando campanhas para diferentes plataformas (celulares, desktops e tablets);
Dificilmente os internautas aderem às campanhas de marketing quando estão navegando em casa por meio do celular – dispositivos móveis, porém, não significam compra imediata e este dado desafia os profissionais de marketing a refinarem a forma de abordagem em suas campanhas para resultados mais imediatos. Cada vez mais o uso de dispositivos móveis não significa que o consumidor está “em deslocamento” e sim “fora do ambiente de trabalho”, desafiando os profissionais de marketing a desenvolver ações atrativas para despertar o interesse do cliente, quando ele está em casa.
Não há evidências de declínio no uso do Ipad – o iPad continua sendo uma poderosa experiência de email marketing, representando mais de 20% das taxas de abertura de e-mails;
A preferência pelas plataformas varia em todo o mundo – é importante ficar atento às diferentes culturas, inclusive quando o assunto é conexão. Dados da pesquisa da Return Path apontam que o Brasil é o segundo país onde existe o maior acesso de Android, de acordo com 28% dos entrevistados.
O País aparece atrás da Alemanha, com preferência de 31% pelo dispositivo. “Nossa percepção é de que esse cenário deve-se, em partes, à grande variedade de dispositivos Android oferecidos, além de preços mais elevados dos dispositivos Apple, em comparação a outros países”, explica Louis Bucciarelli, Diretor Regional da Return Path para a América Latina.
Conheça sua audiência – é fundamental que as marcas entendam as preferências de seu público e a dinâmica de seu comportamento, porque as pessoas tendem a mudar de atitude de acordo com a abordagem.
O estudo aponta ainda, por exemplo, que 59% das mensagens de varejistas de vestuário foram visualizadas em celulares, enquanto a maior taxa de abertura de mensagens para o comércio de mídia e entretenimento está nos desktops (64%).
Taxa de visualização por setor:
Tipo de Setor | Celulares | Desktops | Tablets |
Vestuário | 59% | 19% | 22% |
Bancário | 51% | 16% | 33% |
Finanças | 41% | 35% | 24% |
Alimentos e Bebidas | 38% | 29% | 33% |
Mídia e entretenimento | 20% | 64% | 17% |
Viagens | 30% | 47% | 22% |
O estudo completo está disponível no link: http://br.returnpath.com/blog-press/dispositivos-moveis-5-tendencias-para-analisar/