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Consumidor multi tela exige atenção nas campanhas de email marketing

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A variação dos dispositivos de acesso à Internet proporciona ao consumidor autonomia para adquirir produtos e serviços de qualquer lugar e a qualquer momento. Esse cenário contribui para o aumento do número de consumidores “multi tela”, aqueles que fragmentam o processo de compra durante o dia, entre diferentes dispositivos.

No Brasil, por exemplo, segundo estudos da Return Path, o maior número de acessos a emails se dá por meio do webmail, de acordo com 49% dos entrevistados, enquanto 33% consultam mensagens por dispositivos móveis e 19% visualizam-nas por desktop.

Já em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido, os dispositivos móveis, para uso de email, já são a preferência.

Preferências no acesso a emails:

País mobile desktop Webmail
Alemanha 35% 26% 39%
Austrália 47% 35% 18%
Brasil 33% 19% 49%
Canadá 40% 35% 25%
Estados Unidos 48% 25% 27%
França 36% 34% 29%
Reino Unido 62% 21% 17%

Dessa forma, a Return Path apresenta cinco pontos de atenção aos profissionais de email marketing que buscam um melhor desempenho nas campanhas:

Muitos e-mails ainda são abertos em webmails e desktops – esse cenário indica a necessidade das marcas continuarem criando campanhas para diferentes plataformas (celulares, desktops e tablets);

Dificilmente os internautas aderem às campanhas de marketing quando estão navegando em casa por meio do celular – dispositivos móveis, porém, não significam compra imediata e este dado desafia os profissionais de marketing a refinarem a forma de abordagem em suas campanhas para resultados mais imediatos. Cada vez mais o uso de dispositivos móveis não significa que o consumidor está “em deslocamento” e sim “fora do ambiente de trabalho”, desafiando os profissionais de marketing a desenvolver ações atrativas para despertar o interesse do cliente, quando ele está em casa.

Não há evidências de declínio no uso do Ipad – o iPad continua sendo uma poderosa experiência de email marketing, representando mais de 20% das taxas de abertura de e-mails;

A preferência pelas plataformas varia em todo o mundo – é importante ficar atento às diferentes culturas, inclusive quando o assunto é conexão. Dados da pesquisa da Return Path apontam que o Brasil é o segundo país onde existe o maior acesso de Android, de acordo com 28% dos entrevistados.

O País aparece atrás da Alemanha, com preferência de 31% pelo dispositivo. “Nossa percepção é de que esse cenário deve-se, em partes, à grande variedade de dispositivos Android oferecidos, além de preços mais elevados dos dispositivos Apple, em comparação a outros países”, explica Louis Bucciarelli, Diretor Regional da Return Path para a América Latina.

Conheça sua audiência – é fundamental que as marcas entendam as preferências de seu público e a dinâmica de seu comportamento, porque as pessoas tendem a mudar de atitude de acordo com a abordagem.

O estudo aponta ainda, por exemplo, que 59% das mensagens de varejistas de vestuário foram visualizadas em celulares, enquanto a maior taxa de abertura de mensagens para o comércio de mídia e entretenimento está nos desktops (64%).

Taxa de visualização por setor:

Tipo de Setor Celulares Desktops Tablets
Vestuário 59% 19% 22%
Bancário 51% 16% 33%
Finanças 41% 35% 24%
Alimentos e Bebidas 38% 29% 33%
Mídia e entretenimento 20% 64% 17%
Viagens 30% 47% 22%

O estudo completo está disponível no link: http://br.returnpath.com/blog-press/dispositivos-moveis-5-tendencias-para-analisar/