Logo E-Commerce Brasil

Conheça sites famosos (e improváveis) que vendem produtos de agropecuária

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Você alguma vez imaginou comprar bacon no site da Amazon? Ou quem sabe encomendar um trator no Alibaba pela bagatela de US$ 3.500? Na verdade, todas estas compras são possíveis e reais. Os sites de vendas online cresceram a ponto de hoje serem capazes de oferecer para os consumidores uma variedade de itens ligados ao agronegócio e à agropecuária.

Listamos cinco páginas famosas de e-commerce onde você pode encontrar, e comprar, os mais diferentes produtos do mundo do campo.

Amazon
Originalmente criado para vender livros pela internet, a Amazon tornou-se um site um gigantesco mercado global no qual você pode encontrar, literalmente, todas as coisas imagináveis. Nos últimos anos, a marca começou a investir no varejo de alimentos, oferecendo ao consumidor a possibilidade de fazer todas as compras do mês sem ter de visitar um supermercado tradicional. No site da Amazon dos Estados Unidos, por exemplo, a categoria Grocery & Gourmet Food (Mercearia e Comida Gourmet) oferece mais de 500 mil produtos dentre caixas de ovos, carne fresca e comidas Kosher. Nem todos os produtos no site são entregues fora dos Estados Unidos.

Na Inglaterra, a entrada da Amazon no mercado varejista de alimentos foi um duro golpe para os mercados locais ao oferecer preços até 14% mais baratos e entregas em domicílio feitas poucas horas após a realização do pedido.

Alibaba
O site chinês, que pertence à gigantesca empresa Alibaba Group, é uma oportunidade para quem deseja começar hoje mesmo a investir na agropecuária. Com apenas dois cliques o usuário consegue encomendar uma incubadora de ovos de galinha, um pneu de trator ou escavador especializado em plantio de batatas.

Com filiais em centenas de países, apenas no Brasil o Alibaba cresceu 200% nos últimos dois anos em número de usuários, registrando 60 milhões de pedidos brasileiros até abril de 2015.

Na lista de produtos do agro mais vendidos, os fertilizantes aparecem nas primeiras posições. Vale ressaltar que nem todos os itens do site estão disponíveis para entrega no Brasil. Então fique atento caso você compre um trator e ele não apareça na porta da sua casa.

Aliexpress
O Aliexpress é a filial brasileira do Alibaba, mas não fica atrás quando se trata de vender produtos do campo. Ao contrário do parente asiático, o Aliexpress deixa de lado os itens de grande porte para se concentrar na entrega de alimentos não perecíveis. O destaque vai para a variedade de chás, com milhares de opções diferentes para o consumidor. Café, cereais e oleaginosas também estão disponíveis.

Mercado Livre
O site brasileiro de compra e venda entre usuários possui uma categoria chamada “Agro, indústria e comércio”, na qual os visitantes podem navegar durante horas entre pacotes de sementes, pequenos tratores e ferramentas para criação de hortas caseiras.

Os interessados em vender dentro do Mercado Livre devem ficar atentos à legislação do site. Quase tudo é permitido, exceto alguns produtos como tabaco e medicamento para animais. Vender soja, desde que devidamente legalizada, está permitido.

Fonte: Globo Rural