Logo E-Commerce Brasil

Congresso Vendas: Patricia Amaro, da Unilever, fala sobre a crise, a indústria e o futuro do e-commerce

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O Brasil passa por um momento de recessão econômica, todos nos sabemos, mas como superar essa crise e entender o futuro do e-commerce? Patricia Amaro, LatAm E-Commerce Director Unilever, subiu no palco do Congresso E-Commerce Brasil Vendas 2016 para detalhar a indústria. O evento que acontece nos dias 9 e 10, em São Paulo, reunirá 1.800 congressistas e 56 expositores. O congresso, realizado desde 2012, é o mais tradicional do setor focado em vendas, e receberá cinco formatos de atração.

Patricia usa uma frase de Eduardo Gianetti para explicar o atual momento do consumo: Fomos de excessivamente otimistas à excessivamente pessimistas. “A primeira coisa que precisamos fazer é olhar para o cenário como ele realmente é. O consumidor está pensando diferente, mas não vai deixar de consumir, por isso precisamos mudar alguns conceitos”, ressalta a diretora da Unilever.

12821972_240254259650902_80969566_n

Patricia lembra que 64% dos brasileiros afirmam que diminuem lazer fora de casa para economizar. “O consumidor na crise reduz o consumo fora do lar e aumenta dentro de casa. O consumidor diversifica canais, aumenta a compra de abastecimento, reduzindo idas ao ponto de venda”, comenta a diretora. Em 2016, 30% das compras serão de abastecimento. Em todos os canais se concentrarão na semana 1 do mês.

Na crise o consumidor utiliza promoções
“Criamos o Unilever Day e Unilever Week onde todas as farmácias, supermercados e varejistas online realizaram ações promocionais. Daí criamos a promoção de AXE com ingressos pro Lolapalooza. Também fizemos uma promoção de cinema com Dove”. Patricia explica que criaram campanhas para começar a utilizar coisas que sobravam para engajar o consumidor. Ela ressalta que foi preciso mudar a mentalidade interna da empresa para desenvolver o canal.

Compra consciente
Nesse momento de crise a compra é racional. O consumidor pensa duas vezes antes de comprar. A dica da diretora da Unilever é se diferenciar no mercado para se destacar. “Uma pesquisa mostrou que um quarto das pessoas compram produtos de supermercado online no mundo. Mais da metade disseram que querem fazer compras no futuro. Globalmente 14% já usam um serviço de assinatura no mundo”, confirma Patricia.

Onde está o seu concorrente?
Você monitora as empresas concorrentes? Entra no site? Vai no varejo físico? “Você sabia que 54% dos consumidores brasileiros realizaram ao menos uma compra em sites internacionais em 2015? Muitas vezes o seu concorrente não é aquele que você pensa que realmente é”, finaliza Patricia Amaro.