Logo E-Commerce Brasil

Confiança do consumidor vai a maior nível em um ano, diz FGV

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A confiança do consumidor brasileiro avançou em junho pela segunda vez seguida diante de nova melhora nas expectativas e chegou ao maior nível em um ano, informou nesta segunda-feira, 27,  a Fundação Getulio Vargas.

Segundo a FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou alta de 3,4 pontos em junho sobre o mês anterior, chegando a 71,3 pontos, maior patamar desde junho do ano passado.

O responsável pelo resultado foi o Índice de Expectativas (IE), que apresentou avanço de 6,0 pontos e chegou a 77,1 pontos, nível mais alto desde janeiro de 2015 (81,7). O Índice da Situação Atual (ISA) teve recuo de 0,8 ponto e foi a 64,7 pontos.

“Há um descolamento entre as expectativas dos consumidores com relação aos próximos meses e a satisfação com a situação atual. Enquanto as primeiras avançam expressivamente pelo segundo mês consecutivo, a outra revisita o mínimo histórico”, destacou em nota a coordenadora da sondagem do consumidor da FGV, Viviane Seda Bittencourt.

A retomada da confiança é um ponto crucial para o governo para que o país saia da recessão e melhore o cenário do mercado de trabalho, uma vez que atrairia de volta os investimentos.

Fonte: Exame