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Conferência Minas: Netshoes revolucionou o mobile (e vice-versa)

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Netshoes foi a primeira varejista do mundo a oferecer navegação via dispositivos móveis sem descontar do plano de dados. Fernando Zanatta, diretor de Produtos da Netshoes, mostrou a importância do mobile para a Netshoes, e porque não, da Netshoes para o mobile, durante a Conferência E-Commerce Brasil Minas, evento que aconteceu nos dias 26 e 27, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 600 profissionais de e-commerce para um conteúdo de alto nível.

“Estamos passando por um momento que a representatividade do mobile é muito grande. Quando chegamos em casa o mobile está conseguindo atender a demanda que o desktop ocupava. Quero mostrar a importância do mobile para a Netshoes e explicar que o que fazemos não é nada de outro mundo”, confidencia Fernando.

Porque mobile?
– 40% de visitas são mobile
– Receita quatro vezes maior quando comparado 2014 com 2015

Comportamento dos usuários
– Usuários Mobile retornam 38% mais que os usuários Desktop
– Recorrência no site Mobile é 90% maior que Desktop
– Uso da busca no Mobile é 60% maior que Desktop

Comportamento da venda – 2014 vs 2015
– Usuários ativos dobrou
– Crescimento de 150% na conversão
– Re-compra acima de 2% no Mobile

Vendas e Conversões
– 20% da receita é dos canais mobile
– Conversão do mobile é 50% menor do que Desktop

“A receita é menor e a conversão é 50% quando comparamos o mobile com o desktop? Porque investir no mobile? Se você questionar isso é uma visão míope. Você deveria se perguntar: qual device coloca novos usuários? Qual device tem maior taxa de retorno dos clientes? Qual o device com melhor engajamento? Qual device com melhor re-compra? Qual o device 24 horas com o seu cliente? Se você se questionar vai investir no mobile”, alerta Zanatta.

Mobile Rocks
– Pelo menos 33% da receita geral da empresa foi impactada por mobile;
– Receita orgânica está sendo impactada porque você não têm ou não está seguindo as boas práticas do mobile;
– Push para seus usuários: canal direto de relacionamento com alta taxa de participação;
– APPS: acesso direto sem pagar mídias.

Cross Device
– Desktop: 67%
– Mobile: 20%
– Mobile + Desktop: 6% (entraram no celular e compraram pelo desktop)
– Mobile + Desktop + Mobile: 4%

Site mobile ou APP?
– Mobile = obrigação
– APP = investimentos e oportunidades

O que é importante fazer?
– Foque no usuário: usabilidade
– O simples é eficiente e barato
– Ter o básico é melhor do que não ter nada
– Não tem dinheiro para P&D? Copie
– Crie campanhas com foco em mobile se possível

Como a Netshoes fez?
– Novos ajustes visuais em todo o funil: catálogo, carrinho e checkout
– Navegação uniforme
– Melhor performance
– Nova navegação

O mobile revolucionou a Netshoes
– Mais de 3 milhões de downloads do APP Netshoes e Zattini
– 150% de melhoria de conversão
– 33% da participação mobile
– Em novembro, o mobile passou o desktop em acessos
– Investimentos de marketing & TI super direcionados a mobile
– APP Zattini lançado em outubro e ganhou destaque Premium na Apple Store

A Netshoes revolucionou o mobile
– Primeira varejista do mundo a oferecer navegação via dispositivos móveis sem descontar do plano de dados
– 2014 versus 2015: as conversões do APP mais do que dobraram