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Conferência Minas: como melhorar sua produtividade para atingir resultados

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O hábito de compra está a favor do e-commerce, mas precisa ser bom de gestão para sobreviver e este é o grande desafio que enfrentamos. É com esse pensamento que Luiz Pimentel, diretor de desenvolvimento de negócios do Wallmart.com, apresentou na Conferência E-Commerce Brasil Minas. O evento aconteceu nos dias 26 e 27, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 600 profissionais de e-commerce para um conteúdo de alto nível.

“72% dos consumidores compraram produtos eletro em e-commerce em 2015. Outra pesquisa indica que o setor de varejo Eletro cresceu 71% em 2015, ante 65% registrados em 2014. Existe muita oportunidade no e-commerce, mas não se vive mais só de talento, precisa muito mais do que isso no e-commerce. Precisa ser bom também de gestão e isso é um grande desafio”, explica Pimentel.

Walmart é o maior varejista do mundo
– Presença em 27 países
– Mais de 2 milhões de fãs nas redes sociais
– US$ 476 bilhões em vendas em 2014
– Mais de 2,2 milhões de funcionários
– 1 bilhão de consumidores mensais
– Primeira empresa no mundo em faturamento

Walmart e-commerce
– Sede em San Bruno, na Califórnia
– Operações passaram a ser independentes do varejo físico
– Polos de desenvolvimento tecnológico no USA, Brasil e Índia
– Informalidades da .com
– 17 aquisições de empresas de internet
– Manutenção da Cultura Walmart
– Foco no desenvolvimento acelerado com prioridade nos clientes

Desafios do Walmart
– Despesas com tecnologia
– Incremento despesa com pessoal
– Despesa com fraude
– Despesa com logística
– Despesa com marketing
– Incremento de despesas financeiras

Definição das metas em 3 passos
1. Determinação das lacunas: diferenciar valor atual de um indicador
2. Prioridades: defina três a cinco metas prioritárias por chefia
3. Desdobramentos: veja quais serão os resultados alcançados

Comunicação dentro da empresa
– Os funcionários precisam ver o líder como um profissional/chefe visionário
– As empresas feitas para durarem tem uma cultura muito forte
– Reuniões para lembrarem as metas e obrigações