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Conferência GO 24': confira mais apresentações do encontro regional

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

*Por Amanda Lucio e Lucas Kina, da redação do E-Commerce Brasil, em Goiânia

O primeiro dia da Conferência E-Commerce Brasil GO 24′ chega ao fim e com o compartilhamento de muita informação. De forma geral, o público conheceu uma série de cases, dicas e insights voltados ao setor.

Entre os assuntos abordados na última terça-feira (4), além de dados relacionados ao e-commerce no estado, estão logística reversa, cenário da fraude no Centro-Oeste, tendências logísticas, entre outras abordagens.

Vale ressaltar que a estreia do E-Commerce Brasil no estado, que acontece em Goiânia, acontece até esta quarta-feira (5). Serão mais 11 palestras passando por vendas em marketplace, maturidade digital, prevenção à fraude e muito mais.

Conferência GO 24 - Apresentações
Vivianne Vilela (E-Commerce Brasil), Marcelo Vieira (Nextmile by eSale) e Erick Melo (Webjump), apresentadores da Conferência GO 24′ (Imagem: E-Commerce Brasil)

Abaixo, um resumo do que o auditório E-Commerce Brasil recebeu durante o primeiro dia da Conferência GO 24′:

Processos bem definidos ajudam a escalar

O ganho de capilaridade dentro do e-commerce é considerado um ponto diferencial e importante, ainda mais com quem atua com o fulfillment. O modelo, que facilita uma logística mais rápida, depende justamente de um movimento de escala da empresa para continuar dando certo.

De acordo com Giselle Pertusi, diretora comercial na Infracommerce, isso depende da exploração completa do que o digital permite por meio de processos. A executiva afirma que isso deve ser feito em processos estabelecidos e divididos entre times e ferramentas corretas.

Fidelizar para vender

Estratégias de fidelização, seja de aquisição ou clientes, dependem do entendimento de dados e de ações baseadas neles. É de onde parte Thiago Vicente, VP comercial na CRM Bonus, para traçar o caminho disso com seus clientes.

Para o executivo, fidelizar é essencial para que negócios sejam lucrativos. Além disso, marcas que entendem essa importância conseguem um engajamento total com os clientes. O processo, segundo ele, inclui reconhecer perfis, ‘clusterizar’ ações e, a partir disso, personalizar o contato com o usuário.

‘Atender deve vir antes do vender’

A união entre o físico e o online no varejo é cada vez mais comum. Essa aliança, além de atual, pode garantir produtividade aliada a uma experiência mais benéfica ao consumidor. Segundo Matheus Sepúlveda, diretor de Tecnologia na Novo Mundo, esse tipo de novidade faz com que o funcionário compreenda que a venda é consequência de um bom atendimento.

“Nosso trabalho de precificação unificado em ambos canais chega com a ideia de promover a melhor experiência possível ao cliente. Enquanto o e-commerce permite agilidade e comodidade, o varejo físico conta com vendedor capacitados e quem complementar a jornada”, explica.

Por fim, o executivo deixa alguns passos para aplicação de uma nova estratégia, baseando-se no caso da própria Novo Mundo relacionada à digitalização, iniciada internamente em 2015. São eles:

  • Higienizar e enriquecer a base;
  • Definir parceiros;
  • Desenvolver jornadas de experiências personalizadas;
  • Engajar o time das lojas físicas para aplicar a comunicação desejada na frente digital;
  • Revisar os resultados constantemente.

Tendências para inovar na logística

A Total Express trouxe as tendências de logística para 2024, destacando o impacto positivo delas no e-commerce. As empresas goianas, que venderam R$ 6,9 bilhões via e-commerce, ainda enfrentam o desafio de competir com os preços e a variedade de produtos do Sudeste. No entanto, um estudo da Empreendedor Goiás revelou que PMEs online goianas faturaram R$ 38 milhões no primeiro trimestre de 2024, com os eletrônicos liderando as vendas. Apesar disso, os setores farmacêutico e de moda em Goiás têm potencial para crescer no online, necessitando de maior exploração.

Diante desse cenário, o “ship from store” é uma forma de melhorar a experiência de compra, utilizando lojas físicas como centros de distribuição. Isso é particularmente relevante para interiores, onde as entregas podem ser facilitadas por métodos como o cuddle, onde o vendedor deixa o produto para a transportadora buscar, e o cliente final também pode retirar. As demandas por soluções ambientalmente responsáveis, como o uso de energia renovável e veículos elétricos para entregas, estão crescendo. Além disso, a implementação de IA pode encurtar distâncias e melhorar a velocidade de entrega, enquanto assistentes virtuais com linguagem acessível aprimoram a interação com os clientes.