Logo E-Commerce Brasil

Compras pela internet cresceram 15% em 2011

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O hábito de comprar pela internet com o uso de cartões de crédito e outros dispositivos eletrônicos cresceu de 9% em 2010 para 15% em 2011.

Este crescimento pode estar ligado aos pontos fortes indicados pelos consumidores. Segundo os usuários de cartões, a possibilidade de parcelamento e prazo mais longo para o pagamento são os pontos fortes para o uso deste meio de pagamento. Já os pontos fracos apontados pelos consumidores são o risco de fraude, taxas de juros, anuidade e falta de controle nos gastos.

Estes dados estão na pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e pelo Datafolha. O estudo foi apresentado nesta quinta-feira (29) durante o CMEP (Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento) e contou com a participação de quatro mil pessoas.

A maior preocupação com o crescente uso de cartões na internet são fraudes, que somaram R$ 685 milhões no primeiro semestre de 2011, um aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Segundo a federação, estas fraudes estão ligadas diretamente ao crescimento dos meios eletrônicos como forma de pagamento.

A pesquisa da Abecs também mostra que 72% dos brasileiros possuem algum tipo de cartão e que o uso destes meios eletrônicos de pagamento representam 54% do faturamento dos estabelecimentos comerciais.

Segundo Claudio Yamaguti, presidente da Abecs, o objetivo é tornar os pagamentos manuais, como dinheiro e cheques, em eletrônicos. “Hoje, 71% das transações são manuais. O dinheiro ainda é fortemente usado. Nosso objetivo é entrar gradativamente no lugar do dinheiro, principalmente em compras com valor abaixo de R$ 50. O Brasil é um país informatizado, com sistema bancário consolidado e podemos usufruir deste cenário”.

Com informações de Info