As compras para o Natal deverão ser realizadas pela internet por 70% dos consumidores das classes A, B e C, segundo pesquisa da consultoria Deloitte, realizada pela internet em novembro, com 750 pessoas, com renda familiar entre R$ 650 e R$ 8.000. Em 2011, a expectativa de compra pela internet foi menor, de 21%, de acordo com pesquisa da época.
Segundo o sócio-líder de atendimento varejista da Deloitte, Reynaldo Saad, os dados indicam que o consumidor no Brasil está se aproximando de um perfil de compra semelhante ao de países em que os aparelhos móveis, como celulares e tablets, são mais difundidos, como nos Estados Unidos, e facilitam as compras. “Hoje a população brasileira tem acesso multicanal. Ele pode usar simultaneamente lojas físicas e virtuais”, disse.
A pesquisa mostrou que a maioria dos clientes on line responderam que usarão portais na internet de lojas físicas (66%). Em seguida, foram citados sites de fabricantes (58%), sites de compras coletivas (39%) e leilões virtuais (7%). As transações por meio de tablets e outros dispositivos móveis representam 37% das intenções de compra pela internet. No ano passado, 54% dos consumidores pela internet procuravam sites de lojas de departamento e 50%, sites de compra coletiva.
A pesquisa concluiu que “o brasileiro está mais ativo e consciente durante as compras”, segundo estudo divulgado hoje (29) pela Deloitte. Uma indicação disso é o fato de 21% dos entrevistados terem respondido que pretendem usar as redes sociais para a decisão de compra. A pesquisa também mostrou que 81% dos consumidores declararam que leriam recomendações de outros usuários sobre o produto antes de decidir comprar, contra 64% no ano anterior. Cresceu também o número de consumidores que fará pesquisa de preços, de 59% em 2011 para 72% neste ano. E também de compartilhamento de links, que subiu de 15% para 35%, no mesmo período.
A primeira semana de dezembro, quando ocorre o pagamento do 13º salário, deverá ser o principal período de aquisições na internet nesta temporada de compras. Os presentes mais citados entre os entrevistados foram vestuário (80%) e sapatos (49%). Aparelhos eletrônicos portáveis e equipamentos móveis de informática, agrupados, respondem por 26% das intenções de compras.
Com informações de Estadão