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Comportamento do consumidor em 2012 estimulou a queda dos preços

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O e-commerce fechou o ano de 2012 apresentando, em dezembro, queda de 2,8%, uma baixa de 2,2 pontos percentuais (p.p) em relação a novembro, e diminuição de 2,3 p.p. em comparação aos -0,5% atingido em dezembro do ano anterior, de acordo com o índice Provar/FIA, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo e Fundação Instituto de Administração. No ano passado, este índice registrou nove deflações, somando no acumulado dos 12 meses -8,4%, 2,7 p.p a menos do que em 2011, quando caiu 5,7%.

Durante todo ano de 2012, as categorias que registraram deflação foram medicamentos (-8,0%), CDs e DVDs (-6,0%), informática (-5,9%), telefonia e celulares (-5%), eletroeletrônicos (-2,8%), livros (2,8%), brinquedos (-2,5%), cine e fotos (-1,5%) e eletrodomésticos (-0,9%). Somente duas categorias acumularam inflação no ano: livros (2,8%) e perfumes e cosméticos (2,0%).

Na opinião de Claudio Felisoni, presidente do conselho doProvar/FIA, o segmento fechou o ano com cautela no que se refere ao comportamento do consumidor, que pesquisou muito mais antes da compra durante todo 2012. Segundo Felisoni, tal comportamento estimulou a competitividade dos varejistas e inibiu a inflação destes produtos.