No The Future Of E-Commerce – Edição Martech, Talita Bieliauskas, diretora de Martech e Estratégias na GhFly, trouxe uma informação bastante interessante. Para a executiva, qualquer tipo de negócio, seja uma empresa familiar ou uma multinacional, pode utilizar a estratégia de decisão baseada em dados. A única condição, segundo ela, é: “essa cultura deve ser trabalhada desde a concepção da empresa”.
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Ao invés de se basear em intuição, suposições e sucesso de experiências anteriores (como ocorre em muitas empresas), um negócio baseado em dados age diretamente sobre fatos. Ou seja, com os dados devidamente mapeados e organizados, as escolhas são testadas e, diferente do outro exemplo, sofre uma “inspiração” nas experiências anteriores. O nível de assertividade nesse caso é muito maior, pois existe uma referência real do que está dando certo”, afirma Bieliauskas.
Ferramentas para decisão baseada em dados
Um ponto levantado por Bieliauskas sobre as ferramentas de análise de dados é que, antes de serem adquiridas, é preciso se inteirar sobre a cultura de tomada de decisão baseada em dados. “Há uma infinidade de ferramentas para isso, e de fato elas são um caminho. Porém, eu preciso entender que, acima de tudo, os envolvidos devem estar na mesma página. Ou seja, é um compromisso de longo prazo nesse caminho, a fim de defender o esforço para a evolução do negócio baseado em dados”.
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Confira, a seguir, a evolução (ou estágios) em direção da cultura baseada em dados:
Benefícios da decisão baseada em dados
- Insights assertivos
- Crescimento contínuo
- Melhores resultados
- Operações otimizadas
- Redução de custos
- Ganho de velocidade
- Previsão de tendências futuras
- Insights acionáveis
Como estimular a cultura baseada em dados no negócio
Assim que esse assunto começa a ganhar forma no negócio, Bieliauskas sugere algumas dicas para estimular e, finalmente implementar, a cultura de tomada de decisão baseada em dados. Entre suas sugestões, apresentar os dados em ação e divulgar cases de sucesso pela empresa podem ser bons incentivadores. Outra forma de convencer a aplicação desse recurso em todo o negócio é fazer previsões táticas testáveis, para de fato pôr em prática. “É preciso colocar o dado para efetivamente trabalhar. Além disso, líderes na empresa devem fomentar o uso dos dados dentro de cada área, fazendo com que esses dados se movam”, conclui.
O The Future Of E-Commerce – Edição Martech acontece nesta terça-feira (1) e na quarta (2) e recebe grandes nomes do mercado de tecnologias para marketing. O evento faz parte de uma série de congressos do E-Commerce Brasil para tratar sobre o futuro do comércio eletrônico no Brasil.
Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.