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Comissão Federal do Comércio dos EUA investiga exibição de anúncios do Google

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Investigação diz respeito a uma alegada prática de agrupamento de serviços relacionados a anúncios, conhecido como “venda casada”

A Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC) iniciou uma investigação sobre o negócio de exibição de anúncios do Google, em meio a reclamações dos rivais de que a empresa abusa de seu poder na forma como vende os anúncios online e em vídeo.

A examinação, que tem sido relatada no The Wall Street Journal e outros meios de comunicação, diz respeito a um processo de agrupamento de serviços relacionados a anúncios conhecido como “venda casada”. Alguns dos rivais de publicidade de tecnologia do Google se queixaram às autoridades antitruste dizendo que a empresa tem agregado esses serviços de publicidade para que editores de sites tenham de usar todos em vez de apenas um serviço do Google, dizem as reportagens.

A FTC e o Google se recusaram a comentar sobre o assunto. A investigação da FTC ainda está em seus estágios iniciais, dizem as reportagens, e provavelmente não resultará em uma examinação formal. O inquérito relatado aparece apenas alguns meses depois de o Google resolver um caso antitruste diferente com a FTC sobre seu mecanismo de busca e seu negócio de busca de anúncios.

Depois da investigação de 19 meses, o Google concordou em parar com certas práticas de pesquisa, tais como “varrer” conteúdo web de rivais e supostamente passar como seu próprio. A exibição de publicidade compreende vídeos, textos, imagens e outros anúncios interativos que aparecem nos dispositivos desktop e móveis.

Na exibição de anúncios, a tecnologia de publicidade do Google, DoubleClick, fornece seu serviço para editoras, agências e outros anunciantes. A companhia de Mountain View adquiriu a tecnologia, que cria um mercado de leilões para a negociação de espaços de exibição de anúncios, em 2007.

A gigante das buscas gera a maior parte de sua receita por meio da publicidade. Seus sites de anúncios trouxeram vendas de mais de 31 bilhões de dólares em 2012; a receita total da empresa foi de 46 bilhões de dólares.

Por: IDGnow