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Comércio móvel de bens virtuais deve movimentar US$ 4,7 bilhões em 2016 no mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Mercado global de venda de bens virtuais e serviços de assinaturas direcionadas para os dispositivos móveis deve movimentar 4,7 bilhões de dólares em 2016, de acordo com um estudo realizado pela Juniper Research em outubro de 2011. Resultados do estudo “Virtual Goods – Real Revenues on Mobile” indicam que o oriente médio e a China devem ser as regiões que mais contribuirão para este crescimento, com a Europa Ocidental e a América do Norte ficando em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A Juniper ainda prevê que a popularização dos smartphones deve fazer com que o dispêndio realizado através de telefones celulares convencionais para a aquisição de bens virtuais e assinaturas de serviços pagos se torne cada vez menos representativo.

Em países emergentes, como os da África/Oriente Médio e o subcontinente indiano, onde a base de utilizadores de celulares convencionais ainda está no início do processo de crescimento, a Juniper estima que o mercado de bens virtuais evolua pouco. Entretanto, no Extremo Oriente e na China, estes dispositivos devem se manter como uma importante plataforma para o comércio de bens virtuais.

Bens Virtuais custam tipicamente USS 1

A análise da Juniper indica que os bens virtuais, que são intangíveis e custam pouco para se produzir, são muitas vezes vendidos em pacotes com preços baixos, tipicamente custando cerca de US$ 1 a unidade. Muitos bens virtuais são “imagens” de bens físicos, e a Juniper afirma que itens relacionados a jogos são os mais vendidos. Em algumas situações, estes itens podem ser obtidos após horas de uso grátis, mas muitos jogadores preferem economizar tempo e comprá-los para aumentar seu desempenho instantaneamente, principalmente em jogos multiplayers.

Mídias Sociais como canal de venda

Os bens virtuais são vendidos através de vários tipos de mídias sociais móveis, os quais a Juniper classificou em quatro grupos, citados abaixo:

Redes Sociais: Englobam redes sociais baseadas em navegadores que permitem aos usuários criar uma lista de contatos/amigos que podem contatar e compartilhar arquivos como fotos e vídeos uns com os outros.

Redes Geosociais: São aquelas que provem recursos de redes sociais e também permitem atividades como compartilhar a localização atual do usuário com os outros utilizadores, além da possibilidade de deixar notificações e conselhos para eles. Também podem oferecer conteúdo de ofertas baseadas na localização. Muitas vezes são utilizados através de telefones móveis.

Sites de Amizade: Redes de amizade visam colocar em contato pessoas que não se conhecem com interesses similares. Muitos destes sites oferecem dispositivos geosociais, como a possibilidade de localizar outros membros da rede em suas proximidades.

Publicação de Conteúdo: Este tipo de rede oferece diversas funcionalidades similares das redes sociais, mas seu foco está na comunicação através do envio de conteúdo de seus membros. Redes de publicação de conteúdo incluem sites sociais de notícias e sites de compartilhamento de vídeos/imagens.