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Comércio Eletrônico inicia preparação para o Black Friday 2013

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Há cerca de cem dias para o Black Friday 2013, grandes players do e-commerce, comoNetshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana se reuniram em São Paulo, para o Black Friday Summit – evento que orienta e discute a preparação de todos os setores envolvidos no Black Friday, ação promocional com foco em descontos que esse ano acontece no dia 29 de novembro.

“Observamos que a preparação para este Black Friday está sendo feita com muito mais antecedência do que nas edições anteriores. A ação deste ano deve ser marcada por uma forte movimentação dos fabricantes, que deverão se preparar para oferecer produtos com preços competitivos para o varejo”, conta Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, portal responsável pelo Black Friday Brasil.

Lourival Junior, gerente de produtos do  Walmart.com, aponta o diálogo com fornecedores como um dos pontos principais na preparação do Black Friday. “Pra que o varejo repasse bons descontos ao consumidor no Black Friday é necessário negociar com bastante antecedência com fabricantes e fornecedores. Mesmo há meses do Black Friday, já estamos nos movimentando nesse sentido. Planejamento não é nada sem execução”, afirma.

Os principais pontos discutidos pelos executivos presentes no evento foram a preparação de estoque de produtos, infraestrutura tecnológica, logística e principalmente a oferta de descontos realmente atrativos; o que envolve uma negociação prévia de varejistas com fabricantes. Táticas como maquiagem de preço e valores inflacionados, foram condenadas. “O respeito pelos consumidores é o principal fator para que a ação continue quebrando recordes de vendas”, completa Pedro Eugênio.

A expectativa entre os varejistas e organizadores do Black Friday é de que a edição de 2013 supere o recorde estabelecido no ano passado. Em 2012, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online do Black Friday somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011, quando a ação aconteceu pela segunda vez no Brasil.

O Black Friday  Summit é uma realização do Grupo LeadMedia e ESPM, como parte da programação do Digital Week ESPM, evento que discute as atuais tendências de marketing digital e e-commerce em programação que foi de 3 a 9 de agosto.