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Comércio eletrônico fatura R$ 2,6 bilhões com natal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As lojas virtuais cumpriram a previsão de vendas para este Natal e tiveram um crescimento nominal de 20% em relação ao ano anterior. Entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o faturamento do e-commerce foi de R$ 2,6 bilhões, de acordo com a consultoria e-bit, especializada em informações do comércio eletrônico. As vendas em shoppings cresceram somente 5,5%, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

O ticket médio, porém, diminuiu em relação ao ano passado: ficou em R$ 347, frente R$ 370 na mesma data de 2010. O número de pedidos cresceu 27%, na mesma comparação.

Após um Natal conturbado em 2010, as empresas se prepararam melhor este ano, com investimentos em logística, tecnologia, centros de distribuição e capacitação de profissionais. O resultado de todo esse trabalho foi a redução na taxa de atrasos, que caiu de 17% em 2010 para 13% esse ano. Esse índice é elaborado com base em pesquisas enviadas pela e-bit aos consumidores, um dia após o término no prazo de entrega prometido pelas empresas.

A categoria mais vendida na data comemorativa foi “eletrodomésticos”, seguida por “saúde, beleza e medicamentos”, “informática”, “moda e acessórios” e “eletrônicos”.

Para a diretora da e-bit, Cris Rother, “o natal de 2011 foi muito positivo para o comércio eletrônico no Brasil, principalmente pelo recuo de 4 pontos percentuais nos atrasos, o que demonstra que o setor está amadurecido e mais bem preparado”.