As vendas no comércio eletrônico recuaram até 37% nos dias em que o Brasil jogou durante a Copa do Mundo.
Segundo dados da Braspag, empresa do grupo Cielo e que atua em plataformas de pagamento para o comércio eletrônico, a maior retração foi no dia 12 de junho, que recebeu, além do primeiro jogo do Mundial, a cerimônia de abertura do evento.
Além da partida, a data foi afetada pelo feriado decretado em São Paulo, o maior centro consumidor do país.
Conforme a seleção foi avançando no torneio, a queda nas vendas foi diminuindo. Ou, segundo dizem os especialistas, conforme o desempenho do Brasil não foi agradando no campeonato, apesar do avanço para as fases seguintes, os consumidores decidiram voltar à internet e retomaram as compras on-line.
“O consumo caiu significativamente em todo o mercado de e-commerce nos dias de jogos da seleção brasileira. Mas, considerado todo o período da Copa, a retração nas vendas foi pequena, de 3%”, diz Gastão Mattos, presidente da Braspag.
Para o executivo, isso mostra a importância do setor para a economia brasileira. O comércio on-line deve crescer entre 25% e 30% neste ano sobre 2013, segundo estimativas do setor.
Os dados de queda nas operações durante o Mundial levam em consideração as vendas das principais lojas do comércio eletrônico com transações processadas pela Braspag, que tem cerca de 1.200 clientes.
As lojas de artigos esportivos foram as que mais se beneficiaram do evento, com crescimento médio de 25% na comparação de vendas na Copa e igual período de 2013.
Por: Folha de S. Paulo