Como agir no combate à fraudes em operações B2C
Em 2020, no Brasil, a cada minuto, sete novas tentativas de fraude ocorreram dentro do ecossistema digital, o que poderia ter causado um prejuízo de mais de R$ 3,6 bilhões às companhias que operam neste espaço. Os dados alarmantes foram apresentados pelo Diretor Executivo Comercial da ClearSale, Rodrigo Sanchez.
Desde o início da pandemia, aponta o Diretor Executivo, mais de 20 milhões de novos consumidores passaram a utilizar canais digitalizados de vendas e relacionamentos. Foram realizados mais de 115 milhões de onboardings digitais. Além disso, o Brasil, hoje, é o sexto maior mercado consumidor de produtos de venda direta e 72 milhões de brasileiros possuem pelo menos um app de food delivery.
A digitalização ocorreu, mas veio acompanhada da possibilidade de fraudes. “Recentemente, todos acompanharam inúmeros vazamentos de dados. Podemos afirmar que os dados de todos nós estão na rede, as pessoas conhecem o nosso CPF, o nosso endereço, os fraudadores conhecem o nosso padrão de compra e isso fez com que houvesse uma explosão nas tentativas de fraudes em todo esse ecossistema digital”, assinala.
Neste cenário, o desafio é equilibrar a balança, aproveitando o momento positivo, proporcionado pelo mercado digital, e ao mesmo tempo, garantir segurança nas transações, tanto para as empresas quanto para os clientes.
O primeiro passo é atentar-se ao processo de onboarding, oferecido, normalmente, através de app e websites. Uma solução flexível, utilizada pela ClearSale, é a visão integral do procedimento com o uso de expertises individuais e específicas para cada etapa.
Fazem parte desta jornada documentoscopia, 2FÁ, score de fraude, biometria facial, device ID, validação facial e behavior analytics.
“Esses módulos são valiosos e necessários, mas devem ser utilizados com sabedoria. A ideia é que os clientes utilizem esses serviços somente no momento necessário. Se eles já se relacionam e todos os padrões estão de acordo, não é preciso criar fricções desnecessárias. É preciso equilíbrio, para que uma boa pessoa, que esteja tentando se relacionar com a empresa, não seja penalizada por uma regra excessivamente restrita”, defende.