Logo E-Commerce Brasil

Com alta do dólar e cenário econômico instável, Black Friday se torna alternativa

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Com a alta do dólar nos últimos meses, viajar para o exterior para fazer compras deixou de ser uma alternativa economicamente viável. Segundo analistas de mercado, a taxa de câmbio deve fechar 2016 entre R$ 4,15 e R$ 4,20, o que faz com que as compras com a moeda brasileira se igualem ou aproximem do valor que seria pago fora do país. Marcada para o próximo dia 27, a Black Friday, uma das maiores datas do varejo brasileiro, pode se tornar, no entanto, a grande chance para adquirir algo ou antecipar as compras de Natal.

Para o economista André Roncaglia, a primeira grande vantagem para trocar as compras no exterior pela Black Friday é a volatilidade do dólar. “No plano doméstico, a crise política se estende e dificulta o ajuste rápido das contas do governo. Por conta disso, há riscos de ocorrer mais um rebaixamento da nota de crédito do Brasil por alguma agência de avaliação de risco. Se o Brasil for avaliado como sendo investimento especulativo, os investidores estrangeiros deverão retirar seu dinheiro do país, o que tornará a taxa de câmbio ainda mais volátil”, explica André. “Além disso, temos a esperada elevação da taxa de juros norte-americana. Dada a demora na recuperação dos Estados Unidos, há sinais de que essa elevação será postergada até, pelo menos, o final do primeiro trimestre de 2016”, completa.

Por outro lado, agravando esse aperto dos cintos, o encarecimento dos produtos importados reforça uma demanda reprimida que pode ser atendida pelos descontos obtidos na Black Friday. “Em tempos de vacas magras, é importante que o consumidor planeje bem seus gastos e priorize aquisições. Com a inflação alta e a renda média do brasileiro caindo, aliar descontos ou promoções para itens desejados pode impactar positivamente no bolso do brasileiro”, comenta Roncaglia. “A pessoa que teve dificuldade para comprar um produto o ano inteiro agora tem a chance de encontrá-lo com descontos e diminuir ainda mais o valor com frete grátis ou pagamento à vista”, afirma Juliano Motta, diretor geral da BlackFriday.com.br.

Dia 27 de novembro

Das 0h de 27 de novembro às 23h59 do mesmo dia, os consumidores terão a oportunidade de economizar em diversos setores durante a BlackFriday.com.br. O evento, organizado pelo Busca Descontos, está em sua sexta edição e já tem grandes varejistas e empresas confirmadas, como Americanas.com.br, Submarino, Shoptime, Magazine Luiza, Walmart.com.br, Mercado Livre, Marisa, GM, Nespresso, Boticário, Microsoft Store, Adidas, Dafiti, Hering, Privalia, Lojas Colombo, Hotel Urbano, Authentic Feet, Dell, Empório da Cerveja, Saraiva, HP, Netfarma, Bestday, Lojas Pompéia, Quem Disse Berenice?, Super Muffato, Nike e Azul.

Para ter acesso às ofertas exclusivas da data, o usuário pode se cadastrar no site da ação. Aqueles que se cadastrarem no site ainda concorrem a uma viagem para Cancún oferecida pela Best Day.

Links úteis:

Site da Black Friday: http://www.blackfriday.com.br

Site do Busca Descontos: http://www.buscadescontos.com.br

Sobre a Black Friday: http://www.blackfriday.com.br/oqueeblackfriday

Sobre a Leadmedia Group: http://www.leadmedia-group.com

Lojas participantes: http://www.blackfriday.com.br/lojasparticipantes

Sobre a promoção: http://www.blackfriday.com.br/faq

Blog da Black Friday: http://www.blackfriday.com.br/blog

Facebook da Black Friday: www.facebook.com/blackfridaybrasil/?fref=ts

Twitter da Black Friday: twitter.com/blackfridaybr_

Contato comercial: http://www.blackfriday.com.br/sala-de-imprensa

Equipe: http://www.blackfriday.com.br/sala-de-imprensa

Imagens para download: http://www.blackfriday.com.br/sala-de-imprensa