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Cobrar a inadimplência é um dos principais entraves das empresas credoras

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com dados do Banco Central, a taxa de inadimplência de pessoas físicas relativa a operações com atraso superior a noventa dias, foi de 7,9% em dezembro. E o grande entrave das empresas, bancos, operadoras de cartão de crédito e financeiras é o alto custo para conseguir recuperar estes valores. Diante deste cenário, onde as empresas investem milhões para tentar, incertamente, receber uma dívida, o Quitei.com surge como um novo canal de recuperação de crédito.

“O investimento das empresas para cobrar os inadimplentes fica em torno de R$ 18 por pessoa, para efetivar o primeiro contato. Em média são necessárias oito ações entre mala direta, SMS e ligações, e isso não significa que o pagamento será feito. É dinheiro bom em cima de dinheiro ruim”, explica Charles Duek, CEO do Quitei.com.

Um cliente decidido a pagar a dívida é sinônimo de economia para as empresas que não vão precisar investir em ações de cobrança. “Por meio do Quitei.com o cliente chega disposto a saldar o débito. Quando a pessoa se cadastra no site ela possui dinheiro em conta ou já tem um planejamento para limpar o nome. Para as credoras, ter um banco de dados refinado com as pessoas intencionadas a fazer o pagamento é lucro certo. Enviamos os contatos que foram cadastrados pelos próprios internautas para as credoras e, em geral, na primeira ligação a negociação é realizada”, destaca Duek.

A taxa de sucesso do Quitei.com após dois meses do lançamento oficial em novembro de 2012 atinge o índice de 89% – número de pessoas que conseguiram negociar as dívidas com os credores conveniados. Ao todo, o site registra 9.520 débitos cadastrados entre os 5.860 cadastros realizados, ou seja, média de 1,62 dívidas por usuário. Do total de pessoas que se cadastraram no site 30% retornaram o acesso, com um tempo médio de navegação de 7 minutos e 30 segundos, permanência considerada alta no ambiente virtual. Já a taxa de conversão (que significa as dívidas cadastradas por visitantes únicos) está no patamar de 98,9% o que representa a quantidade de pessoas que acessaram o site e efetivaram o cadastro.

“Para as credoras, o serviço é mais vantajoso já que o custo é menor quando comparado ao valor cobrado pelas empresas de recuperação de crédito que atuam hoje no mercado. Desta forma, a possibilidade do Quitei.com oferecer descontos superiores aos internautas é maior e o success fee alcançado pela empresas credoras também”, conclui o executivo.