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China vai investir no comércio eletrônico transfronteiriço

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O governo chinês apontou recentemente que vai promover o desenvolvimento saudável do comércio eletrônico transfronteiriço, e considerou que o conceito “Internet e Comércio Exterior” vai trazer influências positivas à ampliação do consumo, à promoção do desenvolvimento econômico mais aberto, e à criação de um novo elemento para impulsionar a economia.

Segundo uma estatística divulgada pelo Centro de Pesquisa do Comércio Eletrônico da China, em 2014, o volume do comércio eletrônico transfronteiriço alcançou por volta de 4,2 trilhões de yuans, apresentando um crescimento de 33,3% em comparção com o mesmo período do ano anterior. Os especialisatas pensam que o comério eletrônico transfronteiriço desempenha um papel importante na transformação do desenvolvimento do comércio exterior e no aumento da competitividade da China no mercado internacional.

Recentemente, as empresas chinesas que contribuem para o comércio eletrônico têm acelerado o seu passo em abrir negócios no estrangeiro. O fundador e presidente da Empresa Alibaba, Ma Yun, fez nesta terça-feira um discurso em Nova Iorque, indicando claramente a estratégia do desenvolvimento de comércio eletrônico do Alibaba.

“A nossa estratégia é ajudar as empresas médias e pequenas norte-americanas a entrar no mercado chinês e vender produtos para o país.”

Muitos especialisatas consideram que o comércio eletrônico transfronteiriço é uma nova via para explorar o mercado, e é importante para ampliar a quota do mercado internacional, cultivar novas vantagens de competitividade e concretizar a tranformação da manufatura chinesa.

O presidente de uma empresa do comércio eletrônico da província de Zhejiang, Lu Hongqiang, disse que através da plataforma de comércio eletrônico transfronteiriço, a empresa pode participar da concorrência global e lançar preços mais competitivos.

“O volume de compras da China em todo o mundo é grande. Mas não desfrutamos o benefício do preço. Devemos focar ainda mais no aumento das compras, então teremos capacidade de negociar o preço no mercado internacional, diminuindo os custos.”

A China se empenha no desenvolvimento do comércio eletrônico tranfronteiriço, o que não só trará melhores condições às empresas e aos consumidores chineses, mas também beneficiará o mercado estrangeiro. A ministra da Ciência e Tecnologia Digital da França, Lemaire, conta-nos a sua opinião sobre o futuro dessa indústria.

“Devido ao desenvolvimento do comércio eletrônico, o talento do comércio tradicional foi ampliado, portanto, a cooperação neste setor se tornará cada vez mais estreita. Essa tendência irá trazer um futuro brilhante para a cooperação entre a China e a França.”

Fonte: Portuguese China