Logo E-Commerce Brasil

Casa, móveis e decoração é a categoria que mais cresce em vendas no Mercado Livre

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O Mercado Livre anunciou o ranking das categorias com itens mais vendidos no site em 2015. Pelo quarto ano consecutivo “Casa, Móveis e Decoração” foi a categoria que mais cresceu em vendas. O segmento, que não figurava entre as 10 categorias com mais vendas até 2011 (estava em 14° lugar), passou para a 9ª posição em 2012, para a 7ª em 2013, 5° lugar em 2014 e subiu ao pódio da terceira colocação em 2015.

Entre os motivos do crescimento contínuo estão o aumento da presença de lojas oficiais de decoração no site, como Ricardo Eletro, Insinuante, Madeira Madeira, Polishop, Mania Virtual, Lojas Mel, Buettner e Mezzanine by Westwing, e a maior demanda por itens de casa via internet por parte dos consumidores.

A categoria de Acessórios para Veículos continua a ser muito forte em vendas no Mercado Livre, mantendo-se em primeiro lugar desde 2012. Em seguida vem “Informática” (mesma posição de 2014). A categoria de Casa, Móveis e Decoração, em terceiro lugar, assume o posto que era de “Celulares e Telefones”, que agora ficou na 4ª posição.

O mesmo acontece na Argentina, em que “Casa e Decoração” já é a primeira categoria em vendas”, afirma Leandro Soares, diretor de Marketplace do Mercado Livre Brasil. De acordo com o executivo, esta mudança de comportamento é gradual, e ocorre há pouco tempo na região latina depois de se consolidar em polos de consumo como Estados Unidos, Inglaterra e China.

“No México, por exemplo, a categoria ainda não figura entre as 10 que mais vendem, isso ocorre pelo fato da população estar em momento de compra de produtos comparáveis e de baixa complexidade como eletrônicos, por exemplo”, completa Soares.

O executivo também afirma que a Internet tem oferecido, cada vez mais, excelentes fotos e informações sobre os produtos das categorias mais femininas (Casa, Moda, Bolsas e Sapatos, Beleza etc.), como as medidas, as cores, o tipo de tecido – e isso tem aumentado a confiança do consumidor no comércio eletrônico dessas categorias.