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Carta de compromisso: Políticas públicas para o mercado digital

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico quer seu apoio para que os candidatos à Prefeitos e Vereadores assumam o compromisso de criarem uma área para que sejam discutidas Políticas Públicas para o mercado digital.

A carta compromisso é um manifesto público para mostrar aos nossos governantes que o mercado digital brasileiro EXISTE e quer SER OUVIDO.

Se você é profissional do setor, empresário ou e-consumidor, assine digitalmente a carta abaixo.

CARTA COMPROMISSO AOS CANDIDATOS À PREFEITO E VEREADOR NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Desde seu surgimento no Brasil em 1994, a Internet comercial vem causando profundas mudanças no perfil das empresas e do consumidor. As formas de vendas que utilizam o canal Internet, chamadas de comércio eletrônico ou simplesmente, e-commerce, crescem rapidamente no gosto das empresas e dos consumidores.
Em 2012 serão mais de 24 bilhões de Reais transacionados através do varejo na Internet brasileira. Isso sem considerar as vendas de passagens aéreas, automóveis e páginas de classificados.

Se por um lado o comércio eletrônico se difunde rapidamente ao trazer comodidade e preços baixos para os consumidores, por outro, deixa os micro e pequenos empresários locais estrangulados por grandes grupos cujos preços e prazos de entrega ofertados pela Internet não podem ser concorridos.
De forma inevitável, os consumidores locais começam a optar em comprar diversas categorias de produtos pela Internet, comprometendo o fluxo de compras nas empresas municipais, presentes apenas fisicamente, seja em lojas de ruas ou shopping centers.

A solução nesse caso é incluir digitalmente esses comerciantes locais, dando-lhes conhecimento e capacitação para que possam encontrar na Internet um canal de expansão de seus negócios e compensar a perda de receitas locais com o ganho de vendas para consumidores distantes.

Do ponto de vista da arrecadação, os Municípios que incluírem digitalmente seu comércio local, tenderão ao aumento de arrecadação de ICMS, uma vez que parte da arrecadação fica para o ponto de origem da venda.

O Programa de Inclusão digital do Varejo Local está baseado nos seguintes pilares:

  • Cada município deve criar um espaço institucional pra cuidar do assunto;
  • Criação de metodologias para capacitação do comercio local pra atuar na Internet;
  • Criação de Políticas Públicas para incentivo do comércio local;
  • Aumento de arrecadação de ICMS através do aumento das vendas pelo comércio local para outros Municípios.

Com informações de ABComm