Logo E-Commerce Brasil

Cainiao e United States Postal Service assinam memorando para aprimorar logística cross-border

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Cainiao, empresa de logística do Alibaba Group Holding Limited (NYSE: BABA), e o United States Postal Service (USPS) – Serviço Postal dos Estados Unidos – assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) para desenvolver novas soluções de transporte marítimo internacional e melhorar a experiência de serviços logísticos para vendedores e compradores envolvidos no e-commerce entre fronteiras. Por meio deste MoU, a Cainiao e o USPS concordaram em trabalhar juntos para acelerar a entrega das mercadorias vendidas pelo AliExpress para os consumidores nos Estados Unidos. O USPS também irá colaborar com Cainiao para ajudar a expandir as redes de distribuição da companhia em todo o mundo, especialmente na América do Sul.

No e-commerce entre fronteiras – também conhecido como cross-border -, compradores online compram mercadorias diretamente de comerciantes e fabricantes estrangeiros que enviam os seus produtos diretamente para a casa dos consumidores. O mercado B2C global de e-commerce cross-border deve crescer de US$ 230 bilhões em 2014 para US$ 1 trilhão em 2020, de acordo com um relatório realizado em parceria entre braço de pesquisa do Grupo Alibaba, AliResearch e a empresa de consultoria global Accenture. A colaboração entre Cainiao e o USPS pretende capitalizar sobre oportunidades de crescimento no e-commerce cross-border entre China e Estados Unidos tornando-o mais simples e eficiente para que empresas chinesas possam vender e entregar produtos diretamente aos consumidores norte-americanos.

“Estamos muito animado para trabalhar com USPS e oferecer soluções inovadoras de transporte que irão beneficiar os nossos consumidores norte-americanos. O anúncio de hoje é uma parte fundamental da estratégia de globalização do Grupo Alibaba que tem como objetivo permitir que consumidores em todo o mundo possam desfrutar da comodidade e benefícios do e-commerce”, disse Wan Lin, Vice-Presidente da Cainiao.

“Como o e-commerce cross-border cresce rapidamente, é fundamental que sejamos capazes de aprimorar os atuais serviços de transporte, oferecendo prazos de entrega mais curtos e métodos mais simples de rastreamento de pacotes e carregamentos. A parceria entre Cainiao e USPS nos permitirá criar novas soluções e, por fim, melhorar a experiência do cliente”, acrescentou Wan Lin.

USPS é a empresa de serviço postal e transporte líder nos Estados Unidos. Responsável pelo correio nacional do país, a USPS tem mais de 600 mil funcionários e entregou mais de 155 bilhões de pacotes em 2014, gerando cerca de US$ 680 bilhões em receita.

Segundo o MoU assinado entre as duas empresas, a Cainiao e o USPS têm como objetivo desenvolver uma solução integrada de e-commerce que possa fornecer acesso total entre o mercados doméstico dos EUA e seus países vizinhos. A solução será projetada para refletir as demandas dos clientes no aprimoramento da capacidade de entrega de companhias de logística parceiras, buscando melhorar a forma como os bens adquiridos a partir de China são processados, manuseados e entregue nos Estados Unidos e em países da América do Sul.

Ambas as empresas manifestaram interesse em explorar a viabilidade de integrar a tecnologia da USPS na plataforma de informação de logística Cainiao, bem como em outras plataformas de e-commerce do Grupo Alibaba. Por meio desta parceria, a Cainiao e a USPS pretendem inovar e oferecer serviços especiais que atendam às demandas do mercado; apoiar os esforços de vendedores baseados na China que tenham interesse em expandir seus negócios para mercados internacionais; e, ao mesmo tempo, oferecer uma melhor experiência de compra para consumidores dos EUA.

The collaboration is a key component of Alibaba’s globalization strategy and ambition to provide high quality e-commerce services to consumers across the globe. Cainiao will leverage the unique geographical advantages of USPS’s services as well as its own intelligent network in order to expand its footprint in South America and beyond. To foster the development of cross-border e-commerce by reducing delivery times for international parcel shipments, Alibaba Group and its affiliates are working with other national mail carriers including Singapore Post and Spanish Post.

A colaboração é um componente-chave para a estratégia de crescimento global do Grupo Alibaba, que busca aprimorar o fornecimento de serviços de e-commerce de alta qualidade para consumidores em todo o mundo. A Cainiao irá alavancar as vantagens geográficas da USPS, bem como a sua rede de inteligência, a fim de expandir sua presença na América do Sul e região. Para fomentar o desenvolvimento do e-commerce cross-border e reduzindo os prazos de entrega de encomendas internacionais, o Alibaba Group e suas afiliadas estão trabalhando em colaboração com outras empresas de serviço postal estatal, incluindo Singapore Post e a espanhola Post.