Logo E-Commerce Brasil

Brasileiros preferem e-commerce a shoppings

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os brasileiros já estão investindo mais dinheiro em compras online do que em shoppings center. A afirmação foi extraída do Estudo Geral de Meios, conduzido pela Ipsos Connect, com o objetivo de mapear os hábitos de compras dos consumidores.

Segundo a pesquisa, enquanto os entrevistados declararam gastar, em média, R$ 229 por mês em lojas físicas de shopping, os usuários de internet declaram investir, em média, R$ 428 mensais em compras online. Esses valores, de acordo com a Ipsos, varia de acordo com a classe social.

Além de virar o ponto de venda, a internet também têm uma grande importância no momento de decisão e pesquisa de compra. Segundo a pesquisam 63% dos entrevistados buscam informações na internet antes de adquirir qualquer produto.

Os jovens lideram o grupo de maiores consumidores online. Do total de pessoas que têm o hábito de fazer compras online, 23% têm de 24 a 34 anos enquanto 21% possuem de 18 a 24 anos. A quantia gasta, entretanto, vai aumentando conforme o crescimento da faixa etária. O ticket médio dos consumidores começa a aumentar a partir dos 25 anos, atingindo seu ápice na faixa de 45 a 54 anos.

Apesar do desenvolvimento do e-commerce, a segurança para realizar compras online ainda é uma grande preocupação. Oito em cada dez entrevistados declarou temer possíveis faltas de segurança na rede no momento das negociações.

A pesquisa ouviu um total de 55.576 pessoas entre os meses de julho de 2015 e junho de 2016, residentes nas principais regiões metropolitanas do Brasil.

Fonte: Meio e Mensagem