Logo E-Commerce Brasil

Brasileiros estão mais cautelosos com compras no ecommerce, diz SPC

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O consumidor brasileiro do ecommerce deixou de comprar apenas por impulso e agora observa melhor as condições de uso oferecidas pelos sites de compras coletivas. A avaliação é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que divulgou na última semana semana uma pesquisa sobre hábitos de compra no comércio eletrônico.

Os dados do SPC apontam que nada menos que 47% dos consumidores de ecommerce diminuíram a frequência de consumo pelos sites de compras coletivas. Enquanto isso, 42% deles adquiriram produtos e serviços e 61% fizeram ao menos uma compra a cada seis meses.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, essa cautela acontece porque o consumidor brasileiro agora está mais atento às condições de compra. “Isso veio como um boom (crescimento acelerado) e a impressão que dá é que as pessoas foram com muita sede ao pote”. Ela afirma ainda que é necessário que o internauta verifique “com muito cuidado” o contrato de compra e as condições de vendas impostas pelas páginas.

Metodologia

Vale notar que o levantamento foi realizado entre 5 e 8 de janeiro deste ano em todas as capitais do Brasil. A pesquisa foi respondida pela internet por 662 pessoas maiores de idade de ambos os sexos e de todas as classes sociais.

Fonte: IDGNow