Falta de confiança no e-commerce móvel é um dos motivos da queda
As vendas feitas pelo smartphones diminuíram. Entre 2012 e 2013, a fatia desse púbico caiu de 67% para 49%, de acordo com uma pesquisa realizada pela MEF. Na média mundial os usuários de telefonia móvel fizeram alguma compra mobile neste ano, o que representa uma queda de cinco pontos percentuais comparado com ano passado.
Na análise dos dados não é possível estabelecer uma distinção de comportamento entre países emergentes e desenvolvidos. A Índia e os EUA, por exemplo, registraram quedas, enquanto China e México se mantiveram estáveis e a Arábia Saudita foi a única em que houve crescimento da proporção de usuários móveis que realizaram compras a partir de seus dispositivos.
Uma das explicações para a queda vertiginosa no Brasil poderia estar na migração rápida da base de assinantes pré-pagos de feature phones para smartphones. Se antes esses consumidores ainda compravam algum ringtone ou conteúdo por SMS, ao trocarem de telefone por um Android de entrada acabam aproveitando apenas o conteúdo gratuito oferecido na plataforma do Google. Além disso, substituem serviços de comunicação das teles por aqueles gratuitos over the top (OTT), como WhatsApp para mensagens e Viber para chamadas de voz.
No âmbito mundial, um dos fatores que contribuiu para a queda seria a falta de confiança nos canais de comércio móvel.
Por: Corpbusiness