Logo E-Commerce Brasil

Brasil facilita a abertura de sites de compra falsos, diz Procon

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

“Uma reclamação já basta para que começamos a pesquisar. Temos que ter o cuidado de fazer uma checagem detalhada, até por isso não divulgamos uma lista todo mês, pois requer tempo”, disse.

As reclamações também são diversas. Uma compra que não chegou, mercadoria entregue danificada são alguns dos exemplos mais comuns. Até mesmo fornecedores fazem reclamação ao Procon. As empresas que são localizadas pelo Procon têm seus dados verificados e o órgão dá início a um processo de duas etapas para solucionar um problema. Em um primeiro contato, a empresa tem até 10 dias para responder. Caso não haja retorno, uma notificação é emitida e um prazo de até 120 dias é estabelecido. “Mas 70% é solucionado nesta primeira fase”, disse.

Muitas vezes a simples falta de resposta ou de localização da empresa a faz ser incluída na lista de sites não recomendados. De acordo com Fátima, a maior parte dos sites não procura o Procon após a divulgação da lista e algumas páginas chegam a ficar inativas no mesmo instante.

“Quando conseguimos o contato, nós tentamos dialogar para permitir que a empresa fique regular. Precisamos ter muito cuidado porque na internet se circula muita informação e não podemos perder o ‘timing’”, afirma.

Segurança – Segundo dados do Site Blindado S/A, empresa de soluções de segurança para web, 83% das páginas na web possuem algum problema de segurança que possa comprometer os dados armazenados.

Para realizar uma compra segura, medidas e informações básicas devem ser tomadas de imediato antes mesmo de acessar um site de compras. O Procon sugere que antes de iniciar as compras pela web os usuários instalem ou atualizem seus programas antivírus e firewall.

Ao acessar o site da loja virtual, verifique se a mesma possui alguma certificação de segurança. Verifique também se o endereço do site no navegador foi alterado para HTTPS e se a imagem do cadeado também aparece.

“O site pode oferecer condições incríveis, mas precisa assegurar que os dados do cartão de crédito, por exemplo, são criptografados. Isso é possível por meio dos selos de segurança exibidos no site”, afirma Bernardo Carneiro, diretor do Site Blindado S/A.

Mas se de alguma forma o consumidor se sentiu prejudicado pela demora da entrega, falta de produtos, arrependimento após a compra ou qualquer outro tipo de problema, saiba que você possui muitos direitos. A Fundação Procon, por meio de seu Guia de Comércio Eletrônico, orienta os consumidores a realizar compras online com mais segurança e a conhecer seus direitos.

por: Info