Logo E-Commerce Brasil

Bombril lança e-commerce, Brasil é o 4º no mercado de produtos de limpeza

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Bombril lançou, juntamente com a Bril Cosméticos seu primeiro site de e-commerce, onde comercializa desde produtos de higiene e beleza até cosméticos para cabelos, face e corpo. Segundo descrição institucional das empresas, o site pretende atender o homem e a mulher modernos, que trabalham fora e dentro de casa, cuidam dos filhos e “estão preocupados com a saúde e a vaidade”.

Segundo dados do Sebrae, o Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza e a região do país que mais consome esses produtos é o centro-oeste. As categorias com crescimento mais expressivo foram: pano de limpeza (94,4%), purificador de ar (64,5%) e concentrado de limpeza (58,8%) – que corresponde ao multiuso, limpador perfumado e limpeza pesada.

Categorias que remetem ao cuidado com a roupa, tais como detergente em pó e líquido, amaciante e água sanitária continuam em destaque, alcançando a marca dos bilhões de reais em faturamento. O brasileiro gasta em média R$ 271,68 ao ano com produtos de limpeza, correspondendo a R$ 22,64 o gasto médio mensal. Esse valor representa um crescimento de 41,5%, em comparação com 2011.

De acordo com a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), 95% do setor é composto por micro e pequenas empresas e possui um elevado ingresso de novos empreendedores porque não há barreiras de entrada como alto investimento de capital, tecnologia de ponta ou conhecimento especializado. A expectativa é que o setor cresça, posicionando-se até o final de 2016 como o terceiro maior mercado mundial de produtos de limpeza doméstica, subindo uma posição no ranking. Atualmente, o mercado brasileiro já tem potência suficiente para deixar atrás países como Estados Unidos, China e Japão.

Com informações de: Sebrae