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Black Friday: sorvetes, bebidas alcóolicas e energéticos são itens mais buscados no período

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Com um cenário econômico mais estável e menor inflação, a Black Friday em 2023 promete resultados mais expressivos. Os consumidores estão optando por alimentos em vez de eletrônicos, refletindo as restrições financeiras da população. Segundo os dados da Scanntech, a cesta Black Friday inclui uma variedade de produtos, como eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas, suplementos para academia, entre outros, está apresentando um desempenho acima da média em comparação com outras categorias de produtos, como mercearia, perfumaria, itens de limpeza e perecíveis.

(Imagem: Freepik)

Em 2022, as vendas unitárias de produtos na cesta Black Friday aumentaram em 17,1% em comparação a 2021, superando o aumento médio de 15,9% em todas as cestas. No entanto, os preços da cesta sazonal tiveram um aumento moderado de 9,5%, enquanto a média geral de itens teve um aumento de 17,7%. A diferença nos preços se deve, em parte, ao impacto dos preços das commodities, influenciados pela crise na Ucrânia, que impulsionou o preço da média geral de itens, sem impactar tanto a cesta da Black Friday.

Principais categorias

Também é importante considerar que na Black Friday, os consumidores tendem a escolher marcas premium, elevando o preço médio das categorias. Notavelmente, a participação de whisky diminuiu em 1,5%, enquanto a participação de refrigerantes aumentou, reduzindo o preço médio.

Entre as categorias de compras mais procuradas na Black Friday estão:

• Linha marrom: aumento expressivo de 115,1% em relação à venda média no ano;

• Bebidas alcoólicas: whisky (105%) e gin (64,7%) tiveram aumentos significativos;

• Linha branca: aumento de 50,2% nas vendas.

Além disso, produtos como café em cápsula, energéticos e sorvetes também registraram forte aumento de vendas na semana da Black Friday, com um incremento de mais de 20% em relação à média do ano.

(Imagem: Scanntech/Divulgação)

A análise realizada ticket a ticket em mais de 40 mil estabelecimentos aponta que, antes mesmo da última sexta-feira de novembro, data da Black Friday, as vendas já começam a crescer. Em 2022, uma semana antes da data, a cesta sazonal já registrava um aumento de participação no total de vendas, atingindo 12%, superando a média anual de 10,5%. Na semana da Black Friday, a participação sobe para 12,7% e cai para 10,7% na semana seguinte.

Canais de venda

Em relação aos canais, a participação da cesta Black Friday no total das vendas é maior no atacarejo regional, que teve uma média de 16% em 2021 e 2022, em relação aos supermercados, cuja participação em 2022 foi de 12,3%. Sobre as vendas unitárias, os supermercados tiveram um aumento de 17,5% em 2022 quando comparados aos atacarejos, com variação de 14,8%.

No entanto, o incremento de faturamento nos atacarejos regionais (29,5%), superou o observado nos supermercados (26,7%) na semana da Black Friday de 2022 em relação a 2021, movimento impulsionado pelo aumento de preços nos atacarejos, que atingiram 18%, contra 8% nos supermercados.

Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech, destaca a importância estratégica da Black Friday para o varejo. Ela enfatiza a necessidade de encantar e fidelizar os compradores, considerando que as compras nesta data são mais planejadas.