Logo E-Commerce Brasil

Black Friday no Brasil gerou aumento de 368% nos gastos no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A edição brasileira da Black Friday gerou um aumento de 368% nos gastos online em comparação com um dia normal de compras em novembro. É um aumento consideravelmente maior que os 63% observados nos EUA durante o mesmo período. Os dados foram divulgados ontem (6) pela empresa de métricas comScore.

“Apesar do fenômeno de compras Black Friday ter se originado nos Estados Unidos, a tradição não somente entrou no Brasil, como também de muitas maneiras se tornou muito importante nesse mercado – particularmente para o e-commerce”, afirma Alex Banks, diretor executivo. “Com um gasto online quase cinco vezes mais alto que em um dia normal, se torna claro que a intensa atividade promocional ao redor do Black Friday foi bem-sucedida em fazer que os consumidores comprem e gastem na internet.”

A comScore analisou o comportamento de compras em sete sites líderes de ecommerce (excluindo Mercado Livre, considerado um marketplace) no Black Friday, e os comparou com os hábitos normais de compras nos outros dias até 27 de novembro. ?Os resultados indicaram que a Black Friday gerou aumento de consumidores (185%) e da média de gastos (64%). O aumento de gastos por consumidor foi causado tanto pela subida do valor do ticket médio (55%) quanto pelo do número de transações por comprador (6%).

Além do líder Mercado Livre, Americanas, PontoFrio e Casas Bahia foram os melhores em vendas totais na Black Friday. A primeira registrou quase um de cada cinco dólares gastos nesse dia. A Walmart teve a maior porcentagem de aumento nas vendas, seguido pelo Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza.

De acordo com o organizador do evento, as vendas do Black Friday Brasil 2012 movimentaram 217 milhões de reais no comércio eletrônico brasileiro, valor 117% superior ao do ano passado. A previsão inicial era de 135 milhões de reais.

Segundo dados da ClearSale, precisou de apenas 12 horas para a edição 2012 do evento superar a de 2011. Foram 541 486 pedidos, com valor médio de 400 reais. As categorias mais buscadas foram Eletrônicos, Informática, Celulares, Eletrodomésticos e Games.

Consumidores da região Sudeste responderam pela maior parte dos acessos (71,5%), seguidos de Sul (11,2%), Nordeste 9,9%, Centro-Oeste (5,2%) e Norte (2,1%). No site oficial do Black Friday Brasil, a maior movimentação aconteceu na primeira hora da ação, quando foram registrados picos de 75 mil acessos simultâneos, o que levou à queda ou lentidão de vários sites.