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Black Friday: fôlego nas compras básicas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o crescimento geral do e-commerce na Black Friday 2015 foi de 42,6% para a receita de vendas, impulsionado por artigos esportivos (78%) e lojas de departamento (65%). Um ano antes, o crescimento nas vendas online havia atingido 66,5%.

O índice da Cielo mostrou que o brasileiro foi às compras, mesmo, na Black Friday deste ano, mas não só pensando no presente de Natal. O consumidor também fez mais supermercado pela internet: o desempenho do setor em e-commerce, somente nesse dia, cresceu 38% sobre o ano passado e foi o um dos que mais puxou a receita das lojas virtuais. Considerando também as lojas físicas, o segmento de super e hipermercados, que vinha crescendo a um patamar de 8% nos últimos meses, saltou para 14% somente na Black Friday.

O ticket médio do e-commerce na Black Week, semana que antecedeu a sexta-feira de descontos, teve expansão superior à do varejo total: foi de R$ 359 em 2014 para R$ 413 neste ano (alta de 15%), enquanto no total de lojas considerando o varejo físico o gasto médio a cada compra foi de R$ 81 para R$ 86, crescimento de 6%.

Sobre o ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro de acordo com a sua receita de vendas, com base em um grupo de mais de 20 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor dentro do resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com base nas vendas realizadas nos mais de 1,7 milhão de clientes da companhia. A proposta do Índice é oferecer mensalmente uma fotografia do desempenho do comércio varejista do país a partir de informações reais.