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Big Data deve movimentar até R$ 47 bilhões em 2018

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Para Rasmus Wegener, sócio do escritório Bain & Company, dados direcionados podem fazer com que executivos tomem decisões até cinco vezes mais rápido

Informações e dados são elementos importantíssimos para as empresas e instituições nos dias atuais. Para Rasmus Wegener, sócio do escritório Bain & Company, quando os dados são direcionados podem fazer com que líderes e executivos tomem decisões até cinco vezes mais rápido e possuem três vezes mais chances de realizar uma ação de acordo com o planejamento.

Assim, segundo Wegener, as empresas que conseguem trabalhar de maneira estratégica com os inúmeros dados que circulam no mundo podem ter muito mais sucesso do que a concorrência. Por isso, o conceito de Big Data vem se ampliando e sendo adotado por empresas em todo o mundo. A expectativa do setor é de que o mercado atinja um movimento de R$ 47 bilhões em 2018.

Em sua visita ao Brasil, Wegener analisou que a divisão de TI de uma empresa não é a única responsável pela aplicação e análise de dados. O executivo ressalta que outros profissionais podem trabalhar com Big Data, especialmente os que ocupam cargos de liderança em empresas de outros segmentos que não sejam da área tecnológica.

“O aproveitamento das informações está vinculado a uma nova forma de fazer negócios e deve estar na agenda dos executivos tomadores de decisão”, afirmou. Ainda assim, o chefe da Bain acredita que os profissionais de TI continuam tendo um papel fundamental nesse mercado. “Eles podem aproveitar para se aproximar e estar alinhados à estratégia da empresa, abrindo um canal para dialogar com o alto escalão”, explicou.

Para Wegener, o Big Data tem o poder de auxiliar na tomada de decisões e na diminuição de custos em empresas, o que evita o desenvolvimento de ferramentas que se tornariam obsoletas, desperdiçando recursos e mão-de-obra. Além disso, definindo o correto direcionamento das análises, os executivos podem fazer com que as empresas tornem seus negócios duas vezes mais rentáveis.

Redação iMasters com informações de Canaltech