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BI pode impulsionar Vendas e Marketing na crise

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O Business Intelligence (BI) é uma das principais maneiras das companhias otimizarem tempo e recursos na coleta, organização e análise de dados. A partir de ferramentas analíticas, a exemplo das ofertas da empresa Inteligência de Negócios (IN), Master Reseller da Qlik no Brasil, os negócios podem ganhar mais eficiência por meio da utilização de instrumentos práticos e intuitivos. Mas os benefícios do BI podem ir além.

Em tempos de crise, a análise inteligente de dados valiosos é essencial. Essa realidade – presente em especial na rotina das áreas de marketing e vendas das organizações, por exemplo – pode ser beneficiada pelo bom uso do BI para a análise do desempenho dos negócios e mercado, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.

“O QlikSense é ideal para quem deseja fazer as próprias análises de dados sem depender da área de tecnologia da informação o tempo todo. Trata-se de uma solução totalmente intuitiva, que permite cada usuário do negócio criar suas visões do cenário e definir as ações mais precisas para cada caso”, comenta Rodrigo Segalla Uehara, diretor de Tecnologia e Soluções da IN.

Segalla também lista dicas de como o BI pode otimizar as operações das equipes de vendas e marketing. Em primeiro lugar, uma das grandes necessidades de qualquer departamento é de ir além da organização e visualização de dados. Na era do Big Data, os negócios exigem decisões assertivas e insights baseados em informações importantes. Com o BI, os profissionais têm a capacidade de obter inputs apenas ao clicar e arrastar as informações desejadas, o que torna a produção de reports muito mais simples, visual e eficiente, além de estimular a veia criativa das equipes para pensar em novas estratégias e ações.

Além da análise de dados, o BI também permite o acompanhamento de ações pela equipe de marketing. Para tanto, basta navegar pela ferramenta e construir a análise mais pertinente. Assim, é possível ter uma visão única e abrangente do seu desempenho, além de conseguir traçar cenários futuros e prevenir crises. Quando são realizados anúncios em veículos de comunicação ou determinado evento a parceiros e prospects, por exemplo, a ferramenta permite a observação do número de visitas no site e o retorno das ações. Houve aumento na procura da marca? O que gerou mais oportunidades ao negócio?

Mas a área de marketing não trabalha independente da de vendas. Desta maneira, o BI permite mesclar métricas para a identificação de possíveis ações, aumentando assim a sinergia entre os dois departamentos. Para tanto, o Qlik Sense ainda possui funcionalidades que se integram aos dados de mídias sociais e também com o CRM de vendas.

A conectividade do BI com a web também é benéfica para apoiar as corporações que estão migrando seus negócios para o universo digital. É possível, por exemplo, mapear páginas mais visitadas e tempo de visita, além de entender o comportamento do cliente, a aceitação e engajamento com a marca e sua repercussão em diferentes canais. Com isso, pode-se otimizar a experiência do usuário e desenvolver estratégias customizadas, visando atrair novos consumidores.

Por fim, é importante que todos os integrantes das equipes estejam bem alinhados aos objetivos de negócios da empresa. O BI apoia nesse desafio compartilhando relatórios gerados, a partir de gráficos dinâmicos e análise de dados do mercado, tanto da empresa quanto da concorrência.+

Fonte: Decision Report