São as 24 horas mais importantes do ano para o comércio eletrônico. Os maiores players do setor se reúnem por meses em salas de reunião que poderiam até ser chamadas de war rooms. Sites, TI, marketing, estoques, pagamento, tudo precisa funcionar perfeitamente e não há espaço para falhas. Altos executivos do varejo planejam suas estratégias para abocanhar a fatia mais larga dos R$978 milhões que serão gerados neste único dia*. Bem vindo à pré-Black Friday.
Garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente e que o cliente terá a melhor experiência no seu site é a primeira parte. O mais importante, no entanto, é que o pagamento seja finalizado e a venda seja concluída. As filas de espera virtuais às quais algumas empresas ainda submetem seus clientes são garantia de abandono de carrinho, assim como falhas com adquirentes ou outros processadores de pagamento no momento da compra.
Muitas das compras realizadas durante a Black Friday são feitas por impulso ou apenas para aproveitar grandes descontos, desta maneira, é preciso garantir que o consumidor não pense duas vezes para fechar sua compra.
“O checkout deve ser o mais descomplicado possível para garantir a satisfação e tranquilidade do cliente. Ele já encontrou a mercadoria ou serviço perfeito, assim, o pagamento deve ser visto como um passo cômodo e seguro para o consumidor finalmente ter aquele produto que tanto deseja”, diz o vice-presidente da Adyen para a América Latina, Jean Mies.
Por isso, é importante investir em tecnologia para garantir que sua empresa esteja preparada para o grande aumento de tráfego e volume de compras esperado para a Black Friday. Na hora do pagamento é preciso ficar atento, principalmente, à lentidão, problemas na rede dos adquirentes e o risco aumentado de fraudes.
*Projeção do Busca Descontos