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Automação de marketing é tendência no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mais da metade (59%) dos executivos de e-commerce e de e-business planejam aumentar o número de campanhas automatizadas de marketing durante os próximos 12 meses, enquanto  83% preveem que essa automação melhore a eficiência de seus processos, de acordo com um relatório divulgado em junho de 2012 pela Forrester e Silverpop.

Dados do estudo “Automação: Redefinindo o Planejamento de Marketing” ainda mostram que 39% dos profissionais esperam realizar ações automatizadas com a mesma frequência que vem executando. No entanto, 14% dos entrevistados afirmam que procedimentos automatizados de marketing não devem contribuir para o aumento da eficiência de suas campanhas ao longo de 2012.

Envolvimento e coleta de informações são os maiores objetivos

Quando questionados sobre os principais motivos para automatizar os processos, 57% dos executivos revelam que a finalidade é se relacionar com o consumidor, enquanto 47% coletam insights e outros 47% procuram aumentar a lealdade do cliente.

38% das empresas automatizam suas ações para gerar leads e 37% para aumentar as oportunidades cross-sell ou up sell de seus produtos e / ou serviços.

No entanto, os entrevistados que não possuem muita experiência com processos automatizados (considerados aqueles com 4 anos ou menos de conhecimento) afirmam que o principal objetivo é conquistar clientes e coletar dados. Por outro lado, usuários mais experientes (5 anos ou mais) preferem construir relações e fazer cross-sell ou up sell.

Ações recorrentes e baseadas em comportamentos são as mais automatizadas

Campanhas recorrentes (como newsletters enviadas diariamente), assim como aquelas acionadas por determinados comportamentos (como o abandono do carrinho), são os tipos de processos mais automatizados pelos entrevistados experientes.

– 65% automatizam campanhas recorrentes e 67% esperam fazer o mesmo nos próximos 12 meses.

– 53% utilizam dados comportamentais para programar mensagens automáticas e 66% esperam fazer este procedimento em 12 meses, crescimento de 13% no período.

Interação dos usuários é a principal métrica

Embora seja necessário quantificar o retorno sobre o investimento de campanhas automatizadas, a maioria utiliza métricas de mensuração baseadas no engajamento do consumidor, tais como a taxa de aberturas e cliques de e-mails (80%), enquanto aproximadamente metade foca no aumento da geração de leads (41%) e receita (40%).

Dois em cada três (66%) entrevistados experientes acompanham as taxas de aberturas e cliques de e-mails, 57% monitoram o número de visitas e 52% mensuram o acesso através de anúncios. Apenas 19% destes inquiridos acompanham suas atividades em mídias sociais, enquanto proporções ainda menores analisam páginas de categorias (11%) e informações sobre a navegação dos usuários no site (11%).

Maioria das ações são automatizadas com base no histórico de transações

A maioria dos executivos automatiza seus processos através do histórico transacional (55%) e pelo registro de interações e promoções (51%), enquanto aproximadamente metade também usa informações comportamentais (48%) e demográficas (48%).

Mais de um em cada três (38%) utilizam dados coletados em pesquisas, seguidos por informações psicográficas (20%), nível de predileção (9%) e de influência (8%).