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Aumenta o custo por clique em anúncios do Yahoo, Bing, Google e Facebook

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Campanhas de links patrocinados direcionadas para dispositivos móveis podem representar até 10% do total das receitas com marketing em motores de busca, com os tablets concentrando cerca de três quartos do faturamento até o final do ano. No terceiro trimestre de 2011, as empresas gastaram 20% a mais com campanhas do gênero em motores de busca, impulso que veio principalmente do orçamento maior para o marketing do setor financeiro e do varejo, de acordo com estudo intitulado “Global Digital Marketing Performance Report” da Efficient Frontier.

O ROI do Yahoo e do Bing cresceu 9% em comparação de base anual, enquanto o retorno do Google caiu 3%. A dupla garantiu um ROI de 111%, 11% a mais que o Google, segundo colocado no quesito, colocações que se mantêm a três trimestres seguidos.

O número de anúncios entre as três principais ferramentas de busca se manteve praticamente estável, embora o Google tenha apresentado pequena queda de 2%. O aumento da utilização de links patrocinados com o Google Sitelinks ajudou o mercado de buscas a ganhar mais cliques que impressões, e vem demonstrando uma melhora sequencial, mas que não aparece no comparativo ano a ano.

O custo por clique (CPCs) cresceu para o Google, bem como para o Yahoo e Bing, quando comparados em termos anuais. O movimento reflete a disposição dos anunciantes a pagarem mais por um maior ROI e alcance.

Os anúncios sociais também ganharam impulso. O CPC no Facebook aumentou 54% no trimestre. O Facebook se tornou um canal de marketing fundamental para muitas marcas. O aumento do CPC do site reflete o maior volume de anunciantes e maior competição dentro da plataforma.

Como os comerciantes estão valorizando cada vez mais o marketing voltado para as mídias sociais, o gasto total com este tipo de publicidade aumentou 25% neste ano. Estratégias para aumentar o alcance de novos fãs como o Sponsored Stories continuaram a impulsionar os gastos no site. Hoje em dia, as marcas têm aumentado o seu numero de fãs em uma média de 9% ao mês, dobrando este valor em um ano.

Quando se trata da participação nos orçamentos, o gasto com os canais móveis devem tomar cerca de 10% do total no final deste ano. Diversos fatores entram em jogo, como os movimentos do Google em considerar a otimização da web móvel em qualidade das palavras-chave em campanhas móveis. A capacidade de atribuir conversões entre os diversos dispositivos móveis trazidos pela rede do Google+ que mantêm os usuários conectados no “ecossistema” da gigante das buscas.

Os tablets capturaram 77% dos gastos móveis em setembro de 2011. Em menos de um ano, os gastos com buscas móveis aumentaram 0,5% para 4,2% do total. Para muitos anunciantes do varejo, os gastos móveis se mantêm em 7% do total gasto no mercado de buscas, com os tablets representando 60% de todos os anúncios móveis e cliques.