Você já deve ter ouvido essa frase em uma aula de Ciências, mas ela se aplica ao mercado também: quem sobrevive não é necessariamente o mais forte, mas o que melhor se adapta às mudanças.
Em um mundo em evolução, onde tudo se transforma cada vez mais rapidamente, a capacidade de se adaptar a novos cenários é uma habilidade essencial: desafios, tecnologias inovadoras e modelos de negócio disruptivos surgem o tempo todo. É por isso que é tão importante identificar as oportunidades dentro das novidades e saber lidar com obstáculos raramente previsíveis para conquistar objetivos.
Mais do que um traço desejável, ser adaptável é uma vantagem competitiva já vista como requisito. Natalie Fratto, vice-presidente da Goldman Sachs em Nova York, afirma que a adaptabilidade é o maior indicador de sucesso a longo prazo, ultrapassando até a inteligência. Ela diz que, mais do que absorver novas informações, é necessário descobrir o que é relevante, deixar para trás noções obsoletas, vencer desafios e fazer um esforço consciente para mudar.
Não é só sobre aceitar as mudanças; é preciso aprender com elas e enxergar pontos positivos em cada transformação para repensar com clareza estratégias e trajetos, fazendo dos imprevistos, no fim das contas, aliados.
Isso significa que as competências técnicas, apesar de fundamentais, não são mais o suficiente. Hoje também é preciso investir e desenvolver atributos comportamentais e emocionais como flexibilidade, curiosidade, coragem e resiliência para superar situações incertas e seguir em direção às metas.
O varejo é o maior exemplo da implementação da adaptabilidade como motor de inovação e desenvolvimento. Entre novas formas de comprar e vender, entregas rápidas e meios de pagamento digitais, o comércio caminha mais e mais para o virtual, criando tendências, se renovando e conquistando mais espaço dia a dia. É um segmento cada vez mais inclusivo – e que não para de crescer.
É esta inclusão que move o B2W Marketplace, uma plataforma democrática que possibilita que lojistas de todos os segmentos, tamanhos e momentos vendam nos sites da Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. Basta preencher um cadastro simples e rápido para anunciar itens nas maiores lojas da internet, ganhar muito mais visibilidade (só no primeiro trimestre de 2020, os sites receberam mais de 650 milhões de visitas, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período no ano passado), aumentar o faturamento e contar com uma infraestrutura completa de soluções que vão do crédito à logística, passando por estratégias de publicidade, treinamentos online e muito conteúdo para aprender a vender muito mais.
O lojista que passa a vender no B2W Marketplace se adapta aos novos hábitos do consumidor, que compra cada vez mais online. Não é necessário ter uma loja virtual. É só se cadastrar e, em pouco tempo, começar a vender, mesmo sem nunca ter feito isso antes.
Criado em 2013, o B2W Marketplace sempre deu espaço e muitas oportunidades para lojistas experientes e iniciantes, grandes, médios e pequenos, em todas as etapas da jornada de empreendedorismo. Descubra você também os benefícios de fazer parte da maior plataforma digital da América Latina!