Logo E-Commerce Brasil

Apenas 9% dos brasileiros consideram comprar através de aparelhos portáteis

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Rakuten Brasil, em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27), mostrou que mobile commerce (e-commerce via aparelhos portáteis) ainda não caiu nas graças dos consumidores brasileiros. O levantamento aponta que apenas 9% dos compradores no Brasil consideram realizar uma compra online através de um aparelho móvel. Este percentual está abaixo do registrado em outras regiões do planeta, como no sudeste asiático, onde a Indonésia (15%) e Tailândia (13%) apresentaram o maior índice de propensão entre os países estudados. Ainda assim, os brasileiros são mais inclinados a comprar por vias móveis do que os estadunidenses (8%) e britânicos (8%).

O que explica a baixa adesão ao mobile commerce, segundo informações da pesquisa, é o fato de a experiência de compra do e-consumidor ainda ser melhor em PCs do em mobiles, com pouco menos da metade de todos os entrevistados em cada país citando este como o principal motivo. Além disso, a segurança é outro entrave ao m-commerce: 20% dos consumidores brasileiros afirmaram que esta era a maior preocupação em comércio móvel.

“No Brasil, vemos que 5% do tráfego total do Rakuten Shopping vem de dispositivos móveis; porém ainda há diferença entre o navegar e o comprar”, diz Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil. “Como indústria, precisamos construir a confiança do consumidor em plataformas móveis de compras, refinando a experiência, oferecendo mais ofertas personalizadas para incentivar a compra e garantindo que os pagamentos móveis sejam seguros e sem complicações.”

A pesquisa ouviu adultos que compraram algum produto online no último ano em 12 países:  Brasil, Canadá, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, Espanha, Taiwan, Tailândia, Reino Unido, EUA.  Foram entrevistadas mil pessoas por país.