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Apenas 7% dos usuários do Facebook informam os amigos sobre empresas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Apenas 7% dos usuários do Facebook utilizam a função “like” com a intenção de informar os amigos sobre alguma empresa de seu interesse, segundo um levantamento apresentado em novembro de 2011 pela Crowd Science. Dados do “What Facebook Users Like” também mostram que demonstrar apoio e envolvimento com aquilo que está sendo dito ou mostrado são, respectivamente, os dois principais motivos para o uso desta funcionalidade, com a intenção de se tornar fã de uma marca ocupando a terceira posição. Outros motivos lembrados com maior frequência foram o desejo de ficar bem informado a respeito das atividades da empresa (10%), ganhar descontos em mercadorias (6%) e participar de sorteios / promoções promovidos na rede social (5%).

O estudo ainda revela que as publicações em murais com fotos e comentários são os mais populares no que diz respeito ao uso da função “Like”, com 16% cada, seguidos pelos vídeos (12%) e páginas de marcas (9%). Outros 14% afirmam não fazer uso desta funcionalidade.

Adultos da terceira idade (com 65 anos ou mais) são o grupo etário que utiliza com menor intensidade o recurso “Like” do Facebook (15%), seguidos pela faixa etária de 55-64 anos (10%) e a de 45-54 anos (9%). Por outro lado, estes grupos são os que mais utilizam a função “Like” para demonstrar apoio à empresa, com 39% dentre os maiores de 65 anos afirmando fazer uso deste recuso para esta finalidade, seguidos pelos usuários com idades entre 55-64 (30%) e 29% dentre os de 45-54 anos. Em contraste, usuários mais jovens são os mais propensos a utilizar o botão like para se tornarem fãs de empresas pelo qual tenham interesse, com 23% dos entrevistados menores de 17 anos e 19% entre os de 18-24 fazendo o uso do Like com esta intenção.

Quando os usuários são segmentados por níveis de utilização da rede social, os resultados se diferem, com apenas 11% dos usuários que fazem uso frequente do Facebook (36 horas ou mais por semana) utilizando a função “like” para alguma página empresarial, 38% a mais que a parcela (8%) de usuários que utiliza o site por até 12 horas semanais. No entanto, estes usuários (8%) que utilizam com menor frequência são os mais propensos a utilizar o Facebook sem fazer uso desta funcionalidade (11% contra 6%).