Logo E-Commerce Brasil

Amazon se volta para entrega de bits em vez de caixas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mas também se diversificou agressivamente para outras fontes de receita, como conteúdo digital, publicidade e os negócios de computação em nuvem Amazon Web Services.

No balanço divulgada na quinta-feira, a Amazon listou 14 destaques para o primeiro trimestre e todos, menos um, estavam relacionados aos seus negócios digitais.

O presidente-executivo, Jeff Bezos, falou sobre o esforço da Amazon para fazer seus próprios programas de TV, que serão entregues através da Internet, em vez de em formato de DVD.

Notavelmente, os 10 produtos mais vendidos da Amazon no primeiro trimestre foram bens digitais ou aparelhos Kindle, que podem ser usados como tablets ou leitores de ebooks, disse o vice-presidente financeiro, Tom Szkutak, a analistas.

“Foi a primeira vez que vimos isso acontecer”, disse o executivo.

No curto prazo, porém, a enorme varejista da Internet que começou como um negócio de vendas de livros, enfrenta vários desafios.

A companhia enfrenta uma economia europeia lenta e esforços inconsistentes para entrar em mercados emergentes como a China, onde a concorrência de grupos como a Alibaba é intensa.

Mas no longo prazo, analistas afirmam que o foco da Amazon no mundo de conteúdo digital, como vender o Kindle a um preço perto do custo, é uma estratégia vencedora.