A Amazon lançou, nesta quinta (8), nos Estados Unidos, um marketplace online exclusivo para o comércio de vinhos, com mais de 1.000 marcas nacionais.
As mercadorias serão despachadas para apenas uma dúzia de estados, incluindo Califórnia e Washington, a preços que variam de menos de US$ 10 a mais de US$ 100. Para até seis garrafas do mesmo vinho, a varejista da internet promete cobrar apenas US$ 9,99 o transporte.
Segundo analistas, a Amazon vem intensificando seu trabalho em várias frentes para ampliar sua liderança online nos Estados Unidos. Eles comentam ainda que há anos ela estava querendo investir em um negócio de vinhos.
Ainda assim, comerciantes rivais disseram que não estão muito preocupados com a entrada da Amazon no mercado, alegando que os custos elevados de transporte, a falta de vinhos importados e a disponibilidade de entrega para poucos estados podem inibir alguns compradores.
“A Amazon atua basicamente como um agente de publicidade para as vinícolas”, disse Rich Bergsund, diretor executivo da Wine.com. “Se você é uma vinícola, não é nada diferente de comprar um anúncio no Google: há um grande tráfego, mas não há valor acrescentado”.